Crítica: Novos Baianos Futebol Clube
3 Claquetes

Crítica: Novos Baianos Futebol Clube

Vou mostrando como sou
E vou sendo como posso,
Jogando meu corpo no mundo,
Andando por todos os cantos
E pela lei natural dos encontros
Eu deixo e recebo um tanto…

Trecho da música Mistério do Planeta

Simplicidade, espontaneidade e sutileza. Descrevem o documentário “Novos Baianos Futebol Clube”(1973). Dirigido por Solano Ribeiro. Filmado de forma totalmente artesanal mostrando a rotina de uma das maiores bandas dos anos 70 no sítio de Jacarepaguá, na transição da saída da gravadora Som Livre.

Novos Baianos 1

Documentário produzido por uma emissora alemã, com a direção e roteiro de Solano Ribeiro. Traz uma ótica diferente da banda, onde temos a impressão de que “já somos de casa”, que “ficamos a vontade” no sarau diário repleto de pensamentos dos próprios músicos.

Não se assuste pessoa
Se eu lhe disser que a vida é boa

Enquanto eles se batem, dê um rolê e você vai ouvir
Apenas quem já dizia
Eu não tenho nada
Antes de você ser eu sou
Eu sou, eu sou o amor da cabeça aos pés…

Trecho da música Dê Um Rolê

Novos Baianos 4A trilha do documentário foi magistralmente “colhida” dos álbuns Acabou Chorare (um dos álbuns musicais de maior sucesso da época), e Novos Baianos F.C.. Close-up’s são usados a todo o momento. Os cortes de cenas são casados com a banda tocando, alternando com cenas e que mostram o cotidiano no sítio. Somos levados a questões e pensamentos dos músicos, a uma partida de futebol, e uma noite descontraída com Baby Consuelo mostrando toda sua agilidade no canto e dança.

Novos Baianos 3

O documentário começa com a música Brasil Pandeiro de Assis Valente, mostrando a face da banda para que todos possam ver o espírito desse grupo encantador. Se Assis Valente estivesse vivo nessa época, acredito eu, que em seu coração pulsaria na mesma proporção ao samba emanado daquela sala.

 “No canto do cisco
No canto do olho
A menina dança
E dentro da menina
A menina dança
E se você fecha o olho
A menina ainda dança
Dentro da menina
Ainda dança
Até o sol raiar
Até o sol raiar
Até dentro de você nascer
Nascer o que há!

Trecho da música A Menina Dança

Novos Baianos 2

 

Novos Baianos Futebol Clube rendeu ao diretor Solano Ribeiro, uma premiação no Festival Europeu de Televisão, realizado na Áustria. O produtor é conhecido como o idealizador dos famosos festivais de música popular brasileira da TV Record. Entre outros artistas, lançou Elis Regina, Nara Leão, Chico Buarque, Tom Zé, Mutantes e Raul Seixas.

Seria impossível “tagear” os Novos Baianos, porém, o documentário demonstrou com maestria. A câmera segue com naturalidade os ritmos de cada música, Rock, Samba, e junções indecifráveis de ritmos que suas músicas ostentam.

Deixe seu comentário