Palavras sobre Woody Allen em fluxo de consciência
Artigo

Palavras sobre Woody Allen em fluxo de consciência

Quem não gosta de Woody Allen? Embora muitos não apreciem os filmes dele, não entendo como isso é possível. Afinal, ele faz coisas incríveis. Uma delas é nunca – ou raramente – chegar às duas horas de filme… e é sempre bom assistir a longas que não exigem tanto de nossas bexigas.

Outra coisa que admiro nos filmes de Woody Allen é que eles quase sempre tratam de temas da vida com leveza e alegria – até mesmo os filmes mais densos do diretor fazem isso, de certa forma. Não se trata apenas de mostrar o personagem tipicamente excêntrico que o diretor consegue fazer quando atua, mas de lembrar que a vida tem idas e vindas, mudanças e grandes momentos.

TodosDizemEuteAmo1

Woody Allen deveria fazer mais musicais. Em “Todos Dizem Eu Te Amo”, só a cena final já vale a pena os 100 minutos de projeção. A forma como Goldie Hawn dança, graciosa e leve, nos lembra a todo momento o quanto a vida vale a pena. É como se, do alto da maturidade, a personagem – e a atriz – compreendesse que a vida vale a pena pelos percalços, pelas lembranças, pelos amores e pelos momentos guardados na memória. Aliás, o musical do diretor é uma obra espetacular, pelas piadas e críticas, pelas canções, coreografias e personagens.

Woody Allen também nos torna mais ricos culturalmente. Afinal, a cultura erudita está sempre presente nas tramas: grandes artistas e obras importantes permeiam muitas das histórias contadas. Em alguns filmes isso ocorre mais do que outros. Mesmo assim, sempre podemos aprender algo sobre arte sofisticada. E por falar em sofisticação, ele também sabe ser trabalhar esta característica em seus filmes: os personagens são, quase sempre, ricos e estudados. As histórias, quando não se passam nos ambientes mais nobres de Nova York, mostram capitais europeias das mais diversas, de forma a esfregar na nossa cara que é nestes lugares que a arquitetura pode ser apreciada e valorizada.

Até mesmo os filmes ruins de Woody Allen são minimamente bons, ou trazem algo de interessante. No entanto, outros empolgam mais.

TodosDizemEuteAmo2

Deixe seu comentário