100% independente, "Alguém Qualquer" chega aos cinemas nesta quinta-feira
Cin(estreia)

100% independente, “Alguém Qualquer” chega aos cinemas nesta quinta-feira

AlguemQualquer_posterEnfrentando diversos problemas, comuns às produções independentes, o filme “Alguém Qualquer“, dirigido pelo gaúcho Tristan Aronovich, acaba de conquistar as telas de São Paulo. O longa será exibido no Complexo Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, com estreia oficial no dia 04 de dezembro.

Produzido sem nenhum tipo de apoio governamental ou leis de incentivo, o projeto foi completamente custeado pelo Latin American Film Institute e acabou conquistando quatro prêmios em menos de seis meses, além de ter sido o único título brasileiro selecionado como concorrente no Beloit International Film Festival (considerado pela crítica especializada como a verdadeira alternativa ao badalado festival de Sundance). Com orçamento esgotado, o cineasta Tristan Aronovich fez contato com o Itamaraty para solicitar auxílio, pois iria aos EUA representar o Brasil em mais um festival. Mesmo com a negativa do Ministéro e sem ninguém para representá-lo, o filme ganhou o prêmio de “Melhor Longa-Metragem” no festival de Logan. A partir daí, o longa começou a trajetória para ter lançamento comercial no Brasil, em parceria com a Panda Filmes, que valoriza os títulos independentes. Outro grande obstáculo foi o espaço destinado à exibição de filmes brasileiros no nosso país, mas “Alguém Qualquer” conseguiu uma sala para ser exibido.

Entre os prêmios do filme, estão o de “Melhor Longa-Metragem” no Logan Film Festival, “Escolha do Curador” no Boston Latino International Film Festival (BLIFF, na Harvard University); o “Prêmio Ouro 2013” na Califórnia Film Awards, na categoria Narrative Film Competition (competição de longa-metragem); e no Sedona International Film Festival, onde recebeu o prêmio “Director’s Choice Humanitarian Award” (Prêmio Humanitário) na categoria Longa- metragem.

Com duração de 114 minutos, o filme conta a história de Zé (Tristan Aronovich), humilde faxineiro de um prédio e restaurador de cadeiras de palha, que acaba de receber o diagnóstico de que terá somente mais seis meses de vida. A partir daí, ao lado de Jandira (Amanda Maya), uma prima distante que o faz conhecer o amor e uma vida diferente da sua rotina solitária, uma série de conflitos internos passam a aflorar. O filme traz à reflexão o que muitos “Zés” e “Jandiras” escondem em seu dia-a-dia: os sonhos, as vontades e os medos esmagados dessas pessoas transformadas em “invisíveis” por uma sociedade que insiste em ignorá-los.

AlguemQualquer02

Confira a sinopse oficial: Jandira é a perfeita definição de uma caipira: uma garota simples, ingênua e divertida de uma pequena cidade do interior. Ao decidir tornar-se estrela de cinema ela muda-se para São Paulo e hospeda-se na casa de Zé, seu primo estranho e calado que trabalha como faxineiro em um prédio luxuoso no centro da cidade. Porém, ao morar sob o mesmo teto o impossível acontece e os dois primos opostos se apaixonam. O inusitado romance é no entanto abalado quando ambos descobrem que Zé é portador de uma doença incurável que deverá encerrar sua vida em cerca de seis meses. Agora o casal deverá questionar seus valores sobre o amor, felicidade, vida e morte enquanto decidem o que fazer com os seis meses que lhes restam. Evoluindo para um clímax forte e emocionante, ALGUÉM QUALQUER é uma comédia delicada e trágica descrita por Kay Spencer (Atlanta Film Festival) como “…uma obra prima. Emocionou-me profundamente. E isso é o que a grande arte deve fazer…”.

 

SERVIÇO:

Estreia Oficial do filme “Alguém Qualquer” para o público: 04/12
Horário: a confirmar
Local: Complexo Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca
End: R. Frei Caneca, 569 – 3º Piso

Deixe seu comentário