Matheus Nachtergaele: o único que poderia ser Joãosinho Trinta
Cinema Nacional

Matheus Nachtergaele: o único que poderia ser Joãosinho Trinta

Trinta“, que entra em cartaz quinta-feira nos cinemas brasileiros, retrata a ascensão e parte da vida de João Jorge Trinta, o carnavalesco Joãosinho, que mudou a história do carnaval e dos desfiles de escolas de samba. Em entrevista coletiva à imprensa, o diretor Paulo Machline confirmou que nunca pensou em um outro ator para vivê-lo que não fosse Matheus Nachtergaele.

Mesmo com a escolha definitiva do diretor até mesmo antes de conhecê-lo, Nachtergaele afirma que sempre conheceu o trabalho de Joãosinho. “Eu nem me lembro quando descobri que existia Joãosinho Trinta”, diz o ator. “Sendo um homem que vem da cena do teatro, eu sempre o admirei como grande encenador”. Nachtergaele compara Joãosinho aos grandes encenadores do teatro, como Peter Brooke e Antunes Filho.

Matheus Nachtergaele e Milhem Cortaz

Matheus Nachtergaele e Milhem Cortaz

Com o convite feito pelo diretor Paulo Machline muito tempo antes de o filme ter suas filmagens iniciadas, Matheus Nachtergaele diz que, mesmo tendo topado aceitar fazer o filme, sabia que tudo poderia mudar com o andamento do projeto. Na exibição do documentário “A Raça Síntese de Joãosinho Trinta”, no Festival do Rio, o ator teve a oportunidade de conhecer não apenas os produtores como o próprio carnavalesco, que estava presente. “De uma certa maneira, o filme estava começando, e Joãosinho estava lá, feliz, sabia que eu ia interpretá-lo, e me deu o aval de coração”, afirma. Ele também lembra que o longa seria uma homenagem a um artista vivo e atuante, mas que no processo de tornou uma homenagem póstuma, já que Joãosinho Trinta faleceu em 2011.

Em “Trinta“, o artista Joãosinho é retratado em seu início de carreira e seu primeiro desfile. “Eu tive a liberdade de trabalhar o Joãosinho que ainda está se encontrando, e não é o Joãosinho de quem a gente se lembra “, explica o ator. “Isso me libertou bastante”.

Coletiva de Imprensa - Trinta. Foto: Daniel Cury

Deixe seu comentário