Filme brasileiro ganha menção honrosa em festival suíço
Cinema Nacional

Filme brasileiro ganha menção honrosa em festival suíço

ventos_de_agosto_cenaO Festival de Cinema de Locarno, que ocorre na cidade de Locarno, na Suíça “italiana”, concedeu ao filme brasileiro “Ventos de Agosto”, do diretor Gabriel Mascaro, uma menção honrosa. Mascaro é bastante conhecido pelo documentário “Doméstica”.

O filme, estreia do diretor em longas, foi considerado de qualidade especial graças à forma tênue com que o diretor marca a ficção do roteiro com a realidade filmada. O grande vencedor do festival foi o filipino Lav Diaz, com o filme “From What is Before”.

O júri do festival, presidido pela atriz brasileira Alice Braga, fez escolhas bastante arriscadas de filmes nesta edição, segundo o próprio diretor publicou em sua página no Facebook. O cineasta conta, por meio de cenas improvisadas da atriz Dandara Morais e dos não-atores do longa, conta a história de Shirley, uma menina da cidade grande que chega em uma vilarejo de Alagoas e ganha a vida colhendo cocos, e acaba se envolvendo com o pescador Jaison (Geová Manuel dos Santos), enquanto um pesquisador (interpretado pelo próprio diretor) pesquisa sobre os ventos que varrem a região.

Segundo a coluna de Flávia Guerra, do Estadão, o início do desenvolvimento do roteiro partiu de observações do cineasta sobre as ruínas que existem na beira do mar e locais desolados pela invasão do mar.

O site português “Público” compara “Ventos de Agosto” ao vencedor do festival, “From What Is Before”, por ter um mesmo tipo de cenário, tido como “remoto, ‘deslocalizado’, quase primitivo, onde o ‘mundo moderno’ é quase inalcançável”. Segundo o artigo de Jorge Mourinha, os dois filmes são olhares para a comunidade que sobrevive como pode.

Confira o teaser do filme e pôster:

TEASER – Ventos de Agosto / August Winds – by Gabriel Mascaro from Desvia on Vimeo.

ventos_de_agosto_poster

 

 

 

Deixe seu comentário