Ray - Dica de Filme
Cinema Mundial

Ray

por Rodrigo Stucchi

Na semana passada, aconselhei os amantes da sétima arte e, é claro, do Cinem(ação), a assistirem (de novo) a cinebiografia “Johnny e June” (2005). Leia também! O drama inspirado na vida do cantor norte americano Johnny Cash é muito parecido com o filme que indico essa semana, se compararmos o gênero, os roteiros e as trajetórias dos personagens principais. Afinal, as duas películas apresentam narrativas incríveis conduzidas por músicas. As histórias mostram a vida dos músicos durante suas turnês pelos Estados Unidos. Os problemas dos artistas com as drogas legais e ilegais. Sua relação com as mulheres. Mas, principalmente, a incrível habilidade de Ray e Cash em transformar acontecimentos de suas vidas em canções que marcaram época e influenciaram gerações.

ray4

“Ray” (2004), película de rara qualidade artística, é inspirada na vida e obra de Ray Charles Robinson (23/09/1930 a 10/06/2004), o pianista e cantor cego que ajudou a definir o soul na década de 1950. Seu nome foi encurtado para evitar confusão com o famoso boxeador Sugar Ray Robinson. O próprio filme faz uma alusão ao fato de forma bem sutil, quando o apresentador chama o artista ao palco pela primeira vez dizendo “Ray don’t call me sugar Robinson”. Outro detalhe importante foi a presença do biografado no set de filmagens, acompanhando a produção do filme in loco! Sem dúvida, sua convivência com Jamie Foxx foi de fundamental importância para que o ator construísse o personagem tão bem no cinema que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.

ray2

Aliás, a performance de Foxx como Ray foi inquestionável. Dos nove prêmios que concorreu pelo trabalho brilhante, ganhou oito: Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild, Critics’ Choice, BAFTA, NAACP Image Award e Satellite Award (em duas categorias, Melhor Ator em cinema e Melhor Ator em minisséries ou filmes para televisão). Entre as várias curiosidades sobre esse conhecido e consagrado ator, destaco duas: No mesmo ano, ele também foi indicado aos prêmios na categoria Melhor Ator Coadjuvante por “Collateral” (2004) , na primeira vez que Tom Cruise fez papel de vilão.

ray5

A outra curiosidade é que Foxx também é exímio músico, pianista, cantor e compositor! Gravou quatro álbuns de estúdio. O segundo, Undpredictable (2005), vendeu mais de 598 mil cópias na sua primeira semana, mas falhou em atingir a primeira posição de vendas nos Estados Unidos. Porém, após esse começo na segunda posição, acabou subindo para o topo da parada de álbuns pop da Billboard na sua segunda semana, com vendas de mais de 200 mil cópias nos Estados Unidos. O álbum alcançaria a nona posição na parada de álbuns do Reino Unido. Unpredictable foi o primeiro álbum a conseguir tal feito (subir à primeira posição sem ter debutado nela) desde quando Genius Loves Company conseguiu tal feito. Adivinhe de quem era este trabalho? Sim, ele mesmo, Ray Charles. Coincidência?

ray6

“Ray” batalhou de igual para igual pelo Oscar em 2005 com “Menina de Ouro” (Million Dollar Baby, 2004), outra cinebiografia dramática, porém não musical. Nessa verdadeira queda de braço, o filme dirigido e estrelado por Clint Eastwood levou a melhor. Foi indicado a sete categorias e ganhou quatro: Melhor Filme, Melhor Diretor (Clint Eastwood), Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). Aliás, esta também é uma bela Dica de Filme! Já a nossa dica da semana foi indicada a seis prêmios e conquistou dois: Melhor Ator (Jamie Foxx) e Melhor Mixagem de Som. As outras indicações foram para Figurino, Edição, Melhor Diretor (Taylor Hackford) e Melhor Filme.

Como todo bom drama, o filme é denso em alguns momentos. Porém, retrata uma história de vida incrível, de um artista que marcou época e que, a exemplo de “Johnny e June”, se preocupou única e exclusivamente em mostrar quem Ray Charles foi realmente, sem transformá-lo em herói ou vilão. Espero que goste da dica e, mais ainda, da obra de arte.

Deixe seu comentário