2013 nem acabou e o cinema brasileiro já mandou muito bem
O ano de 2013 vai terminar com números muito positivos para o cinema nacional. Até 31 de dezembro, o Brasil terá 115 filmes verde-amarelos lançados em todo o país. Desde o fim da Embrafilmes, há mais de 20 anos, não se lançavam tantos longas no Brasil.
Embora haja alguns “blockbusters” nacionais, como”De Pernas pro Ar 2″ (com público de 4,7 milhões de pessoas) “Minha Mãe é Uma Peça – O Filme” (4,5 milhões de espectadores) e “Vai Que Dá Certo” (2,7 milhões de ingressos vendidos), o que marcou o cinema foi a presença de muitos lançamentos médios, ou seja, que não foram altos mas garantiram público suficiente para o mercado atual. É o caso de “A Busca” e “Cine Holliúdy”, que conquistaram 350 e 450 mil ingressos vendidos, respectivamente.
Entre os cinco filmes mais vistos no ano, apenas “Somos Tão Jovens” (1,7 milhão de espectadores), o quinto colocado, é um drama – o restante é comédia estrelada por atores globais. O sexto colocado, curiosamente, é “Faroeste Caboclo“, com apenas 200 mil pessoas a menos em comparação ao outro filme, também originado da mesma banda de rock.
Enquanto a renda de todos os filmes brasileiros em 2012 foi de R$100 milhões, o ano de 2013 já soma R$240 milhões. O crescimento do cinema é visto como algo que só deve crescer, e o mérito é inteiramente dado à Classe C, que vem tendo cada vez mais dinheiro para gastar com entretenimento.
A notícia é boa, mas precisamos começar a variar um pouco e dar um tempo nas comédias “descabeçadas”.
Fonte: Pipoca Moderna e Estadão