Conheça: "Morro dos Prazeres", premiado em Brasília e atração da Mostra
Cinema Nacional

Conheça: “Morro dos Prazeres”, premiado em Brasília e atração da Mostra

“Morro dos Prazeres”, novo documentário da cineasta Maria Augusta Ramos,  faz sua estreia paulistana dentro da programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece de 18 a 31 de outubro. O longa teve suas primeiras sessões no Brasil no último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde venceu os prêmios de melhor direção (Maria Augusta Ramos), melhor fotografia (Leo Bittencourt e Gui Gonçalves) e melhor som (Felippe Mussel), na competição de documentários.

O filme fecha uma trilogia, ao lado dos longas anteriores de Maria Augusta, “Justiça” (2004) e “Juízo” (2007), sobre os sentidos da lei para os cidadãos e para os sujeitos encarregados de fazê-la valer.

morrodosprazeres1

“Morro dos Prazeres” é uma crônica sobre o cotidiano de uma comunidade no Rio de Janeiro um ano após a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Como “Justiça” e “Juízo”, o filme lança um olhar sobre o modo de viver e de pensar de seus personagens e aborda algumas questões centrais da sociedade brasileira, como a noção de justiça e cidadania, as questões de gênero, as fronteiras entre vida pública e privada, e as distorções geradas pelo abismo social. Durante quatro meses, entre abril e julho de 2012, a cineasta e sua equipe acompanharam o cotidiano da favela que dá nome ao filme, em Santa Teresa, observando o processo de pacificação a partir do ponto de vista de seus protagonistas: de um lado, os moradores da comunidade, que experimentam uma nova rotina a partir da instalação da UPP, e de outro, os policiais, que representam a presença da lei em um espaço até então marcado por sua ausência. Depois de anos de uma história marcada pelo abandono público e pela agressão policial, Morro dos Prazeres testemunha os esforços para o estabelecimento de um diálogo entre sociedade civil e Estado e a tentativa de construção de uma nova noção de cidadania.

Deixe seu comentário