Nova lei da Meia Entrada causa polêmica mas promete redução de preços - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Nova lei da Meia Entrada causa polêmica mas promete redução de preços

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou no último 24 de Abril uma lei que regulamenta a venda de meia entrada em cinemas, teatros e eventos culturais. Antes, a lei era falha e não restringia a produção de carteirinhas de estudante.

Cinema_meiaentradaImpulsionada pela falsificação desenfreada de carteirinhas de estudante, a nova lei (que ainda precisa passar por votação no Senado) estipula um piso de meia entrada de 40% dos ingressos. Isso significa que um teatro ou cinema é obrigado a vender no mínimo 40 meias entradas para cada 100 lugares disponíveis. Isso significa que um estudante, mesmo com a carteirinha, pode ter que pagar entrada inteira caso a cota de meia entrada tenha se esgotado.

De acordo com os produtores culturais, a nova lei deve diminuir em cerca de 20% o valor da entrada inteira, beneficiando quem não é estudante, já que os ingressos de eventos culturais aumentaram devido ao consumo desenfreado de meia entrada, que chega a uma média de 70% dos ingressos de shows, filmes e peças teatrais vendidos.

A nova lei também vai unificar a fabricação de carteirinha de estudante. Com a aprovação da lei, só estarão aptas a emitir carteira de estudante as entidades filiadas à UNE (União Nacional dos Estudantes), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) ou ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos). O modelo de carteirinha será um modelo único, o que deve dificultar as falsificações.

Quando a lei for aprovada pelo Senado, só nos resta torcer para que os preços fiquem realmente mais baixos e as entidades de estudantes não cometam abusos.

Deixe seu comentário