Crítica: A Origem dos Guardiões - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
3 Claquetes

Crítica: A Origem dos Guardiões

A_Origem_dos_Guardiões_01Em Novembro de 2012 a Dreamworks lançou sua animação chamada de “A Origem dos Guardiões” que tinha como enredo contar a história por trás da história dos grandes personagens como Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. Com essa promessa de brincar com personagens tão conhecidos de todos, a Paramount levou aos cinemas no Brasil, mais de 2 milhões de espectadores. E agora, mais tade do que nunca, vamos falar sobre o filme…rs

Como disse anteriormente o filme tem um enredo promissor, uma luta entre o Bem e o Mal, Papai Noel e sua drupe contra o Bicho Papão. O filme tem algumas peculiaridades que são muito interessantes, como tentar revelar como os personagens são “na realidade”, quais os seus truques para entregar presentes, pegar os dentes ou entregar ovos, e as explicações são muito bem arquitetadas, mas mais do que isso, o filme também mostra um pouco A_Origem_dos_Guardiões_02como estes persoangens tem caracteristicas diferentes e são “modernos”. Acho que a grande brincadeira do filme é exatamente isso, tentar desmistificar os personagens, tirando-os do patamar de algo fofinho e belo, para algo mais radical, engraçado e moderno, uma tentativa válida para aproxima-los do novo público. Outro ponto A_Origem_dos_Guardiões_05interessante do filme é dar uma roupagem para os personagens, mais conhecida pelo real, ou seja, o Papai Noel veste uma espécie de roupa Russa, com aquele típico chapéu, a Fada do Dente é um beija-flor gigante, que precisa de Fadinhas para colher os dentes, e assim por diante, ou seja, tudo o que vemos no filme é uma modernização de personagens clássicos.

RISE OF THE GUARDIANSDito isso, precisamos percorrer o personagem principal. Enquanto temos uma conexão emocional com personagens tão característicos, nós não temos com Jack Frost, um “Homem do Gelo” que é responsável justamente pelo inverno, neve, e a diversão. Frost é recrutado para ser o novo Guardião, e entrar para esta A_Origem_dos_Guardiões_07Liga que ajuda a levar felicidade para as crianças. O filme constroi esse personagem, primeiramente através de uma busca por quem ele é, meio ao estilo “Detona Ralph”, onde o Jack não conhece seu propósito, estava se sentido deslocado e busca se encontrar, Jack acaba sendo nos levando justamente para os ambientes onde Papai Noel, Fada do Dente e Coelho da Páscoa guardam seus segredos, e desta forma acabamos nos conectando com ele. A brincadeira do filme em tentar responder como o Papai Noel entra seus presentes, é muito legal! E do mesm jeito que Jack Frost vai descobrindo quem ele é, nós vamos descobrindo quem são os personagens que achávemos que conhecíamos.

A_Origem_dos_Guardiões_03Uma curiosidade do filme é que o Produtor Executivo é Guillermo del Toro, cineasta conhecido justamente por criação de mundos e criaturas bem peculiares, talvez esteja aí a resposta para estas respostas modernas ao personagens.

Sem dúvida “A Origem dos Guardiões”, chega com uma tecnica bem apurada e com uma qualidade impressionante, principalmente no 3D, temos a nítida impressão que a Dreamworks poderá utilizar os personagens para criar um novo universo, meio que ao estilo Shrek, onde teremos aventuras contínuas com esse grupo de personagens, além de abrir uma ala para criação de filmescom foco em um personagem.

Confira o Trailer de “A Origem dos Guardiões”:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=8yY2It-Oh0U]

Nota: 3 claquetes
3-claquetes

Deixe seu comentário