Conheça a trajetória de Walmor Chagas - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Conheça a trajetória de Walmor Chagas

walmorchagasMorreu na última sexta-feira, dia 18 de janeiro, o ator Walmor Chagas. Gaúcho de Porto Alegre, o ator tinha 82 anos e foi encontrado com um tiro na cabeça em sua chácara, na cidade de Guaratinguetá. A polícia suspeita de suicídio.

O renomado ator participou ativamente de peças de teatro, novelas e séries de TV e filmes.

Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Walmor foi considerado por críticos como um grande criador de personagens. No teatro, atuou em adaptações de peças clássicas como “Assim é… se lhe parece”, de Luigi Pirandello, “Gata em Teto de Zinco Quente” e “A noite do Iguana”, de Tennessee Williams, “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, e “Hamlet”, de Shakespeare, além de ter sido casado com Cacilda Becker, uma das maiores atrizes do teatro brasileiro.

walmorchagas_saopaulosociedadeanonima

Walmor em cena do filme “São Paulo, Sociedade Anônima”

Na televisão, Chagas estreou no programa de teleteatro chamado “Grande Teatro Tupi”, da TV Tupi, em 1953, onde atuou até 1979. Da década de 1980 até 2009, atuou em diversas produções da Rede Globo, como Salsa e Merengue (1996), Sonho Meu (1993), Selva de Pedra (1986), Mad Maria (2005) e A Favorita (2008); e também da Rede Record, como Marcas da Paixão (2000) e Caminhos do Coração (2007).

walmorchagas_zezemotta_xicadasilva

Walmor e Zezé Motta em cena de “Xica da Silva”

No cinema, Walmor Chagas começou em 1963 com o filme “Marafa”, que nunca foi finalizado. Em seguida, fez “São Paulo, Sociedade Anônima”, de Luís Sérgio Person. Na década de 1970, o ator fez a comédia “Beto Rockfeller” e contracenou com Zezé Motta no clássico brasileiro “Xica da Silva” (1976), de Carlos Diegues. Os últimos filmes de sua carreira foram “Valsa Para Bruno Stein” (2007), “Bodas de Papel” (2008), “Cara ou Coroa” (2012), do diretor Ugo Giorgetti, e o ainda inédito “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=kOPa9EfiU9E]

Deixe seu comentário