Battle Royale X Jogos Vorazes - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Dica de Filme

Battle Royale X Jogos Vorazes

No ano 2000 estreou no Japão um filme chamado Battle Royale, que é a adaptação de um livro e um mangá de mesmo nome. A história é muito controversa por demonstrar extrema violência entre crianças e adolescentes. Segue o plot do primeiro filme, Battle Royale I Survival Program:

“No início do milênio a nação entrou em colapso. Com uma taxa de desemprego de 15%, dez milhões não tinham emprego. 800 mil estudantes boicotaram a escola. Os adultos perderam a confiança e, temendo os jovens, aprovaram, conseqüentemente, a Lei da Reforma Educacional do Milênio, também conhecida como Lei Battle Royale

A Turma B é levada para uma ilha e obrigada matar uns aos outros com um tempo de 3 dias”.

Assisti ao filme há muitos anos atras e me impressionei muito com a originalidade da historia que une reality show com um campeonato esportivo de vida ou morte. Uma característica muito interessante na historia é que cada um dos jovens ganha um mapa da arena e uma mochila. E ele deve iniciar a jornada com esta mochila e seu equipamento, onde para alguns sai uma submetralhadora ou uma katana e para outros uma panela ou um útil GPS.

Eis que em 14/09/2008 é lançado nos Estados Unidos o livro Hunger Games (Jogos Vorazes) da escritora Suzzane Collins. Na realidade o livro é o primeiro de uma trilogia, que continua com sua segunda edição chamada Catching Fire (Pegando Fogo) e Mockingjay (A Esperança). A essência do livro é a mesma de Battle Royale, jovens tentando sobreviver em um jogo cruel onde só haverá um sobrevivente.

Jogos Vorazes, o livro nos mostra mais sobre Panem (a nova nação que ascendeu após a destruição da America do Norte) e a relação dos personagens participantes.

O filme do primeiro livro estréia em março pela produtora Lionsgate (a mesma de Jogos Mortais) e que falamos sobre ela aqui no Cinem(ação).

Eis a sinopse oficial do filme:

“Nas ruínas de um lugar antes conhecido como América do Norte, está a nação de Panem, uma exuberante Capital rodeada de outros doze distritos. A Capital é dura e cruel, e mantém os distritos obedientes forçando-os a mandar um garoto e uma garota entre doze e dezoito anos para participar dos Jogos Vorazes anuais, uma luta até a morte exibida na TV.

Katniss Everdeen (Lawrence), de dezesseis anos, vive sozinha com sua mãe e sua irmã mais nova, e vê os Jogos como sua sentença de morte quando ela se oferece para ir no lugar de sua irmã. Mas Katniss já estivera perto da morte antes–e sobreviver, para ela, é instintivo. Sem querer, ela se torna uma das favoritas a vencer. Mas se ela quiser ganhar, terá de fazer escolhas que colocam sobrevivência contra humanidade e vida contra amor.”

Vamos aguardar pela estréia do filme, e enquanto ela não chega vale a pena conferir a versão mais velha e nipônica Battle Royale.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Y-T7yPJVvXw]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=SUyLvbbm0pk]

Deixe seu comentário