Conheça: “Tatuagem”, de Hilton Lacerda
O filme “Tatuagem”, do pernambucano Hilton Lacerda, terá sua primeira exibição no domingo, 11 de agosto, às 21h30, no Palácio dos Festivais, na Mostra Competitiva de longa-metragem nacional do 41º Festival de Gramado, que ocorre de 9 a 17 de agosto.
O longa se passa no ano de 1978, e trata dos confrontos e reflexões de pessoas da periferia, ao mesmo tempo em que acompanha a história de amor entre um soldado de 18 anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. Na trama, o teatro e cabaré de um bairro de periferia do Nordeste é espaço para um grupo de artistas que tenta provocar o poder e a moral com seus espetáculos e interferências públicas. O grupo “Chão de Estrelas” é liderado por Clécio Wanderley (Irandhir Santos), que tem sua vida mudada quando conhece Fininha (Jesuíta Barbosa), jovem soldado de 18 anos cujo nome verdadeiro é Arlindo Araújo. Os dois vão se aproximar em meio a um confronto, já que um representa a luta contra a ditadura militar e outro representa a instituição que governa o país. A aproximação entre esses dois universos cria uma marca que será como uma tatuagem, pois eles carregarão junto pelo resto da história.
O diretor Hilton Lacerda foi roteirista de vários títulos, dos quais se destacam “Amarelo Manga” (2002), “A Festa da Menina Morta” (2008), “Árido Movie” (2006) e “Febre do Rato” (2011). Nascido em Recife, Hilton Lacerda foi codiretor do documentário “Cartola – Música para os Olhos” (2007), junto com Lírio Ferreira. “Tatuagem” é o primeiro filme de ficção que dirige.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rWdgU8w-_GY]
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=zO18p8TUgSk]