Conheça: "Repare Bem", filme que concorre em Gramado - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Conheça: “Repare Bem”, filme que concorre em Gramado

O filme “Repare Bem” mostra três gerações de mulheres em uma história de sobrevivência, coragem e luta por um mundo mais justo entre Brasil, Chile, Itália e Holanda.

Após a morte em 1970 do jovem guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri” druante a ditadura militar, após 109 dias de tortura, sua então companheira Denise Crispim, perseguida e presa durante a sua gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento de sua filha Eduarda. No novo país, encontra seus pais exilados, que haviam se dedicado tanto à luta pela liberdade. Mas a violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Estado de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos a se dispersar pelo mundo.
Hoje, depois de quarenta anos vividos entre a Itália e a Holanda, Denise e Eduarda receberam Anistia e Reparação do Brasil. A verdade que vem à tona sobre o passado abre caminho para um futuro mais justo.
Após “Capitães de Abril”, seu filme sobre a Revolução dos Cravos em Portugal, a diretora portuguesa Maria de Medeiros (que ficou famosa por viver a personagem Fabienne em “Pulp Fiction”) aborda neste documentário a questão do dever de memória através de uma história de amor e transmissão entre pais e filhos.

Os documentários e filmes ficcionais que remontam o período da ditadura militar são muito importantes para manter viva a memória de um episódio tão obscuro da história do Brasil. Pior do que ter memórias ruins é não ter memória nenhuma.

[vimeo http://vimeo.com/69837307]

“Repare Bem” será exibido no Festival de Gramado no dia 13 de agosto, às 19h.

Deixe seu comentário