Panorama do novo cinema chinês no Lumen - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Panorama do novo cinema chinês no Lumen

Rio recebe produções exibidas na Berlinale, FIDMarseille e Busan, além de ser palco de estreias mundiais

O Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro trará ao público um panorama inédito dedicado ao Novo Cinema Chinês, reunindo obras de uma geração emergente de cineastas que vêm conquistando projeção nos principais festivais do circuito internacional. Ao todo, a mostra exibe quatro longas-metragens inéditos no Brasil e realiza a estreia mundial de quatro curtas-metragens.

Entre os longas, o grande destaque é a estreia nacional de A Filha de Xangai (2026), ficção híbrida dirigida pela escritora e realizadora Agnis Shen Zhongmin, exibida anteriormente no Festival de Berlim. A seleção de longas conta também com O Céu Inacabado (2026), de Huizhi Liu, exibido no prestigiado FIDMarseille; O Vento Recua (2026), de Xiao Xiao, vindo do Festival Internacional de Cinema de Pequim; e Um Outro Paraíso (2026), novo projeto do cineasta Keijing Wang, revelado no Festival de Busan.

A programação de curtas-metragens apresenta ao público quatro produções que fazem sua estreia no evento: Proibido Pescar, de Yuchen Song; Gestalt, de Guang Han; Palindrômico, de Faye Shu; e No Vazio Não Há Forma, de Leah Zhang. Para completar a seleção,  o média-metragem O Lago Verde, dirigido pelo jovem Linwei Zhu, indicado ao Golden Horse de melhor filme, também estará na programação.

Com essa seleção, o Lumen, que acontece de 6 a 14 de novembro no Rio de Janeiro e de 3 a 6 de dezembro em Brasília, reafirma seu compromisso em mapear novas vertentes do cinema autoral e apresentar as produções mais originais do cenário audiovisual contemporâneo.

Retrospectiva

​Já anunciado anteriormente, outro eixo de destaque da programação celebra a trajetória de F.J. Ossang coim uma retrospectiva que reúne nove obras produzidas ao longo de quatro décadas. A mostra conduz o espectador por uma estética marcada pelo diálogo entre o expressionismo clássico, a linguagem do cinema mudo e a energia do punk.

O percurso abrange desde a estreia nacional do curta mais recente do realizador, Tumba dos Sonhos (2026), a trabalhos históricos como Zona Inquinata (1983), O Caso das Divisões Morituri (1985), Silêncio (2007), Céu Escuro! (2008) e Vladivostok! (2008), até títulos consagrados em festivais como Locarno, Roterdã, Cannes e Mostra de São Paulo — a exemplo de O Tesouro das Ilhas Caninas (1900), Dharma Guns (2010), 9 Dedos (2017) — imagem em destaque — e o cultuado Doctor Chance (1997), protagonizado por Joe Strummer, líder do The Clash.

Novidades

Mapa novidades do festival serão anunciadas na próxima terça-feira, dia 13, às 19h, durante o debate “A Vida Secreta dos Filmes”. O encontro reunirá Juliana Costa, Letícia Santinon e Pedro Tavares para refletir sobre o papel da crítica e os desafios da distribuição, analisando como o cinema independente encontra seus espectadores.

Para participar, a taxa de inscrição é RS 15 e é necessário se inscrever por meio deste formulário eletrônico. Todo valor arrecadado será destinado aos custos operacionais e de produção do festival. Para participar.

Sobre o festival

Em sua estreia, o Lumen chamou a atenção pela seleção atenta de filmes independentes de diferentes partes do mundo, pelas sessões gratuitas e pela ocupação diversificada dos espaços de exibição. A proposta do festival também se destacou pelo diálogo entre programação competitiva, retrospectivas e ações voltadas à circulação do cinema contemporâneo fora dos modelos mais convencionais de distribuição.

O Lumen é produzido pela 7 a 1 Filmes, pela Primeiro Andar e pela Sonhos Radioativos, com apoio da Stone Milk, Visom Digital, Mistika, NayMovie, Cavideo e Cine Brasil TV; em parceria com Abraccine, Embaúba Filmes, Festival Scope, Amathus, Espaço Claro de Cinema; apoio institucional do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Cinemateca do MAM; Centro Cultural Banco do Brasil; Consulado da França no Brasil; Cine Brasília, Box Cultural e Secretaria de Cultura e Economia Criativa e apoio de mídia do Canal Brasil, Canal Like!, Canal Curta, Tenho Mais Discos que Amigos! e Oxente Pipoca.

Lumen Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro:
6 a 14 de novembro
Brasília: 3 a 6 de dezembro
 
Programação gratuita

Mais informações: lumenfilmfestival.com
Instagram: @lumenfilmfestival

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]
Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais:
facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
Atenção: Domingos, das 8h às 9h – horário exclusivo para pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e acompanhantes (Lei Municipal nº 6.278/2017)

Cinemateca MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3883-5600
Mais informações: mam.rio/cinemateca
Instagram: @mam.rio

Estação NET Rio
Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: (21) 2146-7975
Mais informações: grupoestacao.com.br
Instagram: @estacaonetdecinema

Cine Brasília
Asa Sul EQS 106/107 – Plano Piloto, Brasília (DF)

Contato: (61) 3325-4037

Mais informações: cinebrasilia.com
Instagram: @cinebrasiliaoficial

Deixe seu comentário

×
Cinemação

Já vai cinéfilo? Não perca nada, inscreva-se!

Receba as novidades e tudo sobre a sétima arte direto no seu e-mail.

    Não se preocupe, não gostamos de spam.