Festival de Filmes de Ciência dará formação gratuita a professores
Considerado o maior festival de cinema científico do mundo, o Festival de Filmes de Ciência – Science Film Festival Brasil realiza sessões gratuitas de filmes de ciência, tecnologia e meio ambiente pelo Brasil até 20 de dezembro. O evento internacional reúne obras do audiovisual de 21 países, nos mais diversos formatos e para todas as idades.
Com a premissa da difusão do Conhecimento através do Entretenimento, o SFF Brasil também promove oficinas para crianças e atividades de formação para professores. Na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, uma live aberta para todo o Brasil vai engajar educadores interessados em levar o audiovisual criativo sobre ciências para a sala de aula. Inscreva-se neste link.

Qualquer educador, professor ou profissional interessado em atividades educativas pode se inscrever na atividade, que tem número limitado de vagas. A formação será ministrada por Daniel Leite e Felipe Leal Barquete, produtores e educadores do SFF e com experiência em cinema, pesquisa e educação.
Realizado anualmente no Brasil desde 2019, o Festival de Filmes de Ciência/ SFF Brasil é uma parceria entre o Goethe-Institut e o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes. Na edição de2024, o festival teve público de 41 mil espectadores e foi realizado em 57 cidades de nove Estados. Este ano já promoveu sessões gratuitas nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Nos dias 23 de outubro e 18 de novembro de 2025 aconteceram dois debates especiais do Festival de Filmes de Ciência – SFF Brasil. O debate com o tema “Como falar de meio ambiente sem alarmar as crianças” contou com a presença de Cielo Salviolo (Gestora cultural, consultora e pesquisadora em comunicação e infância, gestora de conteúdos educativos e do projeto educativo multimídia Escola Plus – Directv/Sky e Fundação Leo Werthein), Daniela Passarela (Especialista em Educação Digital, Psicologia e Gestão de Projetos Educativos) e Marilza Mendes Soval (professora e diretora da Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição, a primeira escola sustentável do Brasil). Esse encontro aconteceu durante a realização da COP 30 em Belém.
A live “Planeta Água nas telas” contou com a presença de Thalles e Ana Cláudia Barbosa (protagonistas de O resgate do Brejinho), Camila Dalossi, Giulia Morales, Juliana Deeke (diretoras de Águas quentes), Rafael Duarte e Pedro Serra (diretores Abrolhos – Paraíso em perigo) e Thais Oliveira (diretora Expedição Araguaia). Ambas as atividades tiveram a moderação de Giovana Botti, Coordenadora de Comunicação e Produtora do SFF Brasil. A atividade aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Quer levar uma sessão do SFF Brasil para a sua cidade?
Os 53 filmes do SFF Brasil estão disponíveis gratuitamente pela plataforma online até 20 de dezembro. Para assisti-los, basta se inscrever pelo linktr.ee/sffbrasil
O festival também promove sessões gratuitas presenciais pelo Brasil em parceria com centros culturais, comunitários, escolas, universidades e outros interessados. Para mais informações, entre em contato pelo [email protected]
Para mais informações, visite o site do SFF ou acompanhe as nossas redes.