Festival Luman terá ‘Filme Demência’ e ‘Nós Somos o Fugazi de Washington, D.C.’
Filmes fazem parte das sessões especiais do Festival, que acontece de 8 a 15 de novembro no Rio de Janeiro

O público do Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro, que ocorre no Rio de 8 a 15 de novembro de 2025 e em Brasília de 5 a 7 de dezembro, terá a chance de rever ou conhecer dois grandes filmes. Um marco do cinema independente e de invenção e uma homenagem a uma das mais icônicas bandas de post-hardcore da história. São eles: Filme Demência, de Carlos Reichenbach, em cópia digitalizada em 4K; e Nós Somos o Fugazi de Washington, D.C., de Joe Gross, Jeff Krulik e Joseph Pattisall.
Em Filme Demência, após a falência da fábrica que herdara de seu pai, Fausto mergulha rompe as relações que tem e parte em uma viagem, cheia de encontros aleatórios, em busca de si mesmo e de seu paraíso imaginário. Já Nós Somos o Fugazi de Washington D.C. resgata shows ao vivo gravados por fãs e imagens raras de arquivo, mesclando registros que recriam a potência e demonstram o ethos libertário da banda.
O Lumen acontece no Rio de forma totalmente gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ); na Cinemateca do MAM; e no CineTeatro Gomeia, em Duque de Caxias. Em Brasília, sua casa será o tradicional Cine Brasília.
A proposta do Lumen é trazer ao público o cinema fora do óbvio, apostando em produções que não costumam passar nas grandes salas comerciais, mas que representam a força inventiva do cinema independente contemporâneo. É um festival que aproxima público e criadores, abrindo espaço para novos talentos e obras experimentais. O objetivo é ampliar o alcance dessas produções e fortalecer o audiovisual.
Nesta primeira edição, o festival recebeu mais de 800 inscrições de vários lugares do mundo. O resultado da seleção com os filmes que estarão nas mostras competitivas e nos programas paralelos está previsto para o dia 15 de outubro.
A ideia
O festival foi idealizado por Pedro Tavares, Waleska Antunes e Gabriel Papaléo, que, juntos, respondem como diretores e curadores. Tavares explica que o cinema independente luta diretamente por espaços para suas obras. Segundo ele, “chegar ao público é tão desafiador quanto fazer um filme, e o Lumen é um espaço para cineastas que, por diversos motivos, não chegam ao grande circuito ou aos cinemas de modo geral. Nossa proposta é levar filmes independentes para todo tipo de público, dos espaços em que eles já têm alguma abertura até os multiplex e afins, onde sabemos que é necessária uma lógica de ações de mobilização de público”.
A curadora e diretora do Lumen Waleska Antunes afirma que a dificuldade de circulação dos filmes independentes começa já nos festivais. “Por mais que o cenário de festivais seja profícuo e que, graças a difusão da internet, esses eventos tenham aumentado significativamente, há uma produção massiva de cineastas independentes que não chega às salas por inúmeros motivos: a precariedade de distribuição, poucos circuitos que os absorvam ou curadorias que não estão interessadas nesse tipo de cinema”, afirma. Para Antunes, “festivais como o Lumen querem subverter essa lógica, trazer esses cinemas para mais próximo e, não só isso, mostrar que há uma produção crescente e interessante sendo feita com recursos possíveis”.
As produções internacionais e os curtas-metragens também têm o seu destaque. Gabriel Papaléo afirma que “o Lumen também é resposta às nossas conversas sobre os filmes ao redor do mundo que não chegam nos cinemas brasileiros. Sabemos que dos curtas experimentais de realizadores e realizadoras com décadas de carreira até os longas de jovens iniciantes, o cinema independente abarca filmes que chegam aqui sem oportunidade da distribuição, sem acordos fechados com distribuidoras pelo mundo, e que acabam passando batidos mesmo em outros festivais de cinema brasileiro.”
Lumen Indústria: a Arte do Erro
Em sua primeira edição, o Lumen propõe, paralelamente às sessões, um espaço para pensar o cinema independente. Com o tema “A Arte do Erro”, o Lumen Indústria convida profissionais da área a refletir sobre o mercado do audiovisual, abordando desenvolvimento, produção e distribuição sem se limitar a modelos consolidados.
Pedro Gonçalves Ribeiro assina a concepção e coordenação do evento, que ocorre na sexta-feira, 14 de novembro de 2025, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ), com uma programação que inclui masterclasses, mesas redondas e workshops.
Do roteiro à experimentação analógica, passando por editais e salas de exibição, “a ideia do Lumen Indústria é questionar o mercado e buscar caminhos possíveis para financiar, fazer circular e internacionalizar projetos independentes”, afirma Gonçalves Ribeiro.
Campanha de Apoio
O Lumen Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro é gratuito, mas conta com uma rede de apoiadores para se tornar viável. Através do site da Evoé, é possível destinar até 6% do IRPF a um projeto cultural. Esse é um direito do contribuinte, sem custo adicional.
Além disso, o Lumen oferece modalidades de apoio pontuais e anuais, com recompensas que vão desde agradecimentos em redes sociais até acesso a masterclasses, encontros exclusivos e credenciais especiais durante o festival. Entre as categorias estão: Apoiador do Lumen, Amigo do Lumen, Anjo da Guarda, Iluminado, Farol do Lumen, Companheiro de Jornada e Industry Pro. Para mais informações, acesse https://www.lumenfilmfestival.com/campanha
Empresas também podem se conectar diretamente ao público, exibindo spots antes de todas as sessões e tendo sua marca nas peças gráficas de divulgação. Já estão previstas 121 sessões na programação. Contato: [email protected]
Sobre os filmes
Filme Demência (Drama, Brasil, 1986)
Direção: Carlos Reichenbach. Roteiro: Carlos Reichenbach, Inácio Araújo
Com: Ênio Gonçalves, Emílio Di Biasi, Imara Reis, Fernando Benini, Rosa Maria Pestana, Orlando Parolini, Alvamar Taddei Benjamin Cattan, Vanessa Alves, Renato Master, Roberto Miranda
Um pequeno fabricante de cigarros, arruinado financeiramente e enfrentando problemas em casa, é praticamente expulso pela esposa e mergulha em um mundo de delírios e alucinações. Como na lenda de Fausto, ele precisará encarar seu próprio Mefisto, que ao longo da trama surgirá sob diferentes formas e identidades. Exibição em cópia digitalmente restaurada.
Nós Somos o Fugazi de Washington, D.C (Documentário, EUA, 2023)
Direção: Joe Gross, Jeff Krulik, Joseph Pattisall
Com: Ian Mackaye, Guy Picciotto, Joe Lally, Brendan Canty
Criado para comemorar os 20 anos que se passaram desde a última apresentação ao vivo da banda de post-hardcore Fugazi, de Washington, D.C. (4 de novembro de 2002, no The Forum, em Londres), Nós Somos o Fugazi de Washington, D.C. é um filme que reúne shows ao vivo gravados por fãs e imagens raras de arquivo da banda, selecionadas por Joe Gross, Joseph Pattisall e Jeff Krulik. Explicitamente anunciado como um não-documentário (tHISiSNOTaFUGAZIdOCUMENTARY), o filme presta homenagem à proeza do Fugazi como banda ao vivo — para que os fãs antigos se lembrem e para que a nova geração descubra o que perdeu. Esta compilação única de arquivos celebra os fãs e suas câmeras, tanto quanto a própria banda — uma colisão/conivência entre o momento efêmero no palco e os momentos capturados pelas câmeras.
Sobre o Lumen
O Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro tem como objetivo trazer ao público produções independentes que dificilmente encontram espaço nos circuitos tradicionais, além de promover encontros, oficinas e debates para troca de ideias e experiências sobre o tema.
Com direção de Pedro Tavares, Waleska Antunes e Gabriel Papaléo, o evento ainda conta com Raphaela Leite, Pedro Gonçalves Ribeiro, Alice Godoy, João Pedro Santos e Fernanda Eda Paz em sua equipe.
O evento acontecerá de 8 a 15 de novembro no Rio de Janeiro, com uma itinerância em Brasília, de 5 a 7 de dezembro. As inscrições de filmes estão abertas e toda a programação é gratuita.
O Lumen é produzido pela 7 a 1 Filmes e pela Primeiro Andar e conta com o apoio da Visom Digital, Mistika e Cavídeo. O festival não possui patrocinadores ou apoiadores financeiros.
Para apoiar o evento acesse www.lumenfilmfestival.com/campanha
SERVIÇO
Lumen Film Festival 2025
Rio de Janeiro: 8 a 15 de novembro
Brasília: 5 a 7 de dezembro
Lumen Indústria: 14 de novembro — Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Programação gratuita
Mais informações: lumenfilmfestival.com
Instagram: @lumenfilmfestival
Centro Cultural Banco Do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO
Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
Cinemateca MAM RIO
Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3883-5600
Mais informações: https://www.mam.rio/cinemateca
Instagram: @mam.rio
CineTeatro Gomeia Galpão Criativo
R. Dr. Lauro Neiva, 32, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias (RJ)
Contato: [email protected]
Mais informações: https://gomeia.com.br/
Instagram: @gomeiagalpaocriativo
Assessoria de Comunicação
Cenas de Cinema Comunicação
Rodrigo Strieder: [email protected]
Cecilia Barroso: [email protected]