4 produções que envolvem um dublê na trama
Cinema Mundial

Stuntman or woman: 4 produções que envolvem um dublê na trama

Incluindo clássicos de Quentin Tarantino, confira alguns longas-metragens que trazem personagens dublês

Todo mundo que gosta de cinema sabe que os dublês são parte fundamental da indústria cinematográfica. São eles que substituem os atores em cenários perigosos, arriscando as suas vidas para produzir sequências de ação e cenas eletrizantes que, em vários casos, entraram para a história do cinema.

As figuras dos dublês são tão importantes e emblemáticas que elas têm ganhado cada vez mais espaço nas tramas de diferentes produções cinematográficas. Neste artigo, você confere 4 filmes que trazem personagens que são dublês!

1. À prova de morte (2007):

Dirigido pelo cineasta Quentin Tarantino, o filme é uma homenagem em forma de paródia aos filmes de horror da década de 1970. No longa, somos apresentados a Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), uma DJ que convida suas duas melhores amigas para comemorar o seu aniversário nos bares do Texas. Ao fim do passeio, elas  passam a ser perseguidas pelo dublê Mike (Kurt Russell), que utiliza o seu carro para aterrorizar e matar as suas vítimas. 

O filme ainda conta com a dublê Zoë Bell, que interpreta a si mesma, além de Rosario Dawson, que dá vida a maquiadora artística Abernathy, Mary Elizabeth Winstead, que dá vida a atriz Lee, e Tracie Thoms, que interpreta a dublê Kim, personagens que também sofrem nas mãos de Mike e decidem se vingar por todas as meninas já mortas por ele. 

2. Uma família de dois (2017) 

Estrelado pelo astro francês Omar Sy, ‘Uma família de dois’ é aquele tipo de filme que te faz sorrir, chorar e pensar na vida. O longa-metragem conta a história de Samuel, um homem que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando sua ex-namorada aparece e deixa a filha dos dois, Gloria, uma bebê de poucos meses, sob a responsabilidade dele. 

Samuel decide se mudar para Londres para encontrar a mulher, mas, sem sucesso, decide criar a filha. Para sustentar a nova família, Samuel começa a trabalhar como dublê, e, com um trabalho cheio de aventuras, ele consegue alegrar a infância da pequena Gloria (Gloria Colston), criando um laço profundo com a filha. Oito anos depois, contudo, a mãe da criança aparece para tentar recuperar a filha, o que coloca uma série de desafios para a família de Samuel e Gloria.

3. Era uma vez em Hollywood (2019)

Mais um Tarantino na lista! E, desta vez, o filme mais recente do diretor americano. Em ‘Era uma vez em Hollywood’, o cineasta conta a história do ator frustrado Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e do seu fiel e carismático dublê, Cliff Booth (Brad Pitt), que se veem em um cenário cheio de mudanças na Hollywood da década de 1960. Os dois, então, embarcam em uma jornada para fazer os seus nomes na cidade da fama. 

No filme, paralelo a história de Dalton e Booth, o diretor usa de fundo os eventos do verão de 1969, como a ascensão da família Manson, que cometeu uma série de assassinatos pela cidade de Los Angeles, incluindo o da atriz Sharon Tate, interpretada por Margot Robbie no filme. 

4. Drive (2011)

Dirigido por Nicolas Winding Refn e estrelado por Ryan Gosling, o filme é um dos maiores clássicos do cinema noir contemporâneo. O longa narra a história de um habilidoso motorista que, durante o dia, trabalha como mecânico e dublê em cenas de perseguição em filmes e, à noite, como piloto de fuga em assaltos. 

O protagonista cria uma conexão profunda com Irene (Carey Mulligan), uma solitária garçonete casada com Standard Gabriel (Oscar Isaac). Percebendo a situação difícil da família, o motorista oferece a sua ajuda em um assalto que pagaria as dívidas de Standard, que acabou de sair da prisão. Contudo, o plano dá errado e as vidas de Irene, seu filho e do motorista passam a estar em perigo. 

Mesmo sendo filmes de ficção, os filmes trazem um pouco da realidade dos dublês, que envolve um dia a dia cheio de aventuras e loucuras no trabalho e muito treinamento e preparo físico, com atividades físicas e o uso de suplementos, como a creatina, que ajuda a emagrecer. 

Deixe seu comentário