São Paulo é vice campeã em cinema no ranking cultural
Embora precise melhorar, São Paulo é uma das maiores capitais culturais do mundo

A pesquisa “World Cities Culture Report” recolheu dados das 12 cidades consideradas potências culturais e analisa como a cultura se manifesta nos diferentes lugares do mundo. As cidades são: Berlim, Istambul, Joanesburgo, Londres, Mumbai, Nova York, Paris, São Paulo, Xangai, Singapura, Sydney e Tóquio.

A pesquisa analisou o número de salas de concerto, bibliotecas públicas, teatros, número de visitantes nos principais museus e admissões no cinema por ano. Vamos a alguns números:
Na quantidade de salas de concerto, São Paulo tem sete delas para uma população de 11,2 milhões. Enquanto isso, Nova York tem 15 para 8,1 milhões, e Londres tem 10 para 7,8 milhões de pessoas. Em quantidade de bibliotecas públicas, São Paulo tem apenas 116, perdendo feio para Paris (830), Xangai (477), Tóquio (377) e Joanesburgo (234). Na quantidade de teatros, São Paulo não somente perde para Nova York, Paris e Londres, mas para Istambul e Mumbai.

Embora os números não possam ser considerados as principais fontes de dados sobre a cultura da população, há de se considerá-los. Mas precisaríamos analisar quais filmes são assistidos em São Paulo, e qual a população da região metropolitana na qual a cidade se insere: afinal, a região de São Paulo só não é maior que a de Tóquio, e certamente leva muitos visitantes aos seus cinemas. No quesito “teatro” e “museus”, por exemplo, a terra da garoa está a anos-luz de distância.
Para saber mais sobre a pesquisa “World Cities Culture Report”, clique aqui ou aqui.