Curta “A Noite” celebra Dia da Unidade Alemã
A produtora executiva Fernanda Lomba lança em parceria com o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo o curta-metragem ficcional “A Noite”, seu primeiro trabalho de direção para o cinema. O lançamento ocorre neste domingo 3, às 15h30, em sessão para convidados no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na sala Lima Barreto. O público geral poderá conferir o filme gratuitamente neste mesmo cinema nos dias 9 e 10 de outubro, também às 15h30.
Escrita e finalizada por Fernanda num período de 20 dias, a obra, baseada no poema de Sarah Kirsh, “die Nacht Strecke ihre Finger aus”, foi concebida a partir de um convite do Consulado da Alemanha em São Paulo em comemoração ao Dia da Unidade Alemã, celebrado em 3 de outubro. O Consulado convidou diretores brasileiros a entregarem conceitos para projetos de curta-metragem tratando o tema “Einheit: Estamos Juntos” tocando motivos de igualdade e diversidade na sociedade. O projeto da Fernanda foi o grande escolhido. Com duração de 15 minutos, “A Noite” acompanha a personagem Janine (Nina Barros) na sua noite de aniversário de 33 anos.
Janine acabou de terminar uma relação e rompeu com a mãe na festa de natal – e ainda não se acertaram desde então. Com dificuldades financeiras, ela aceita trabalhar no período noturno em uma loja de conveniência de um posto de gasolina da cidade de São Paulo. Quando ela chega ao local, Jorge – seu colega de turno – a abandona para encontrar amigos. Assim, Janine terá que enfrentar o turno sozinha e desviar das ligações de sua mãe enquanto aproveita a companhia de senhor N, um cliente inusitado.
“Há alguns anos tenho me interessado em escrever para mulheres. Não sobre mulheres. A ideia de ter mulheres como público-alvo é um desejo de compartilhar tecnologias de sobrevivência que fui descobrindo ao longo da vida. De diversas leituras, reflexões, conversas profundas com amigas e amigos, dos anos de análise e da profunda sensação de vitalidade”, comenta Fernanda sobre o seu processo de criação.
Além da exibição, o filme também poderá ser visto pelas redes oficiais do Consulado da Alemanha a partir de 4 de outubro.
Sinopse:
Na noite de seu aniversário, Janine é escalada para trabalhar e não reclama. Quando chega na loja de conveniência, seu colega de turno, Jorge, abandona-a para encontrar amigos. Janine terá que enfrentar o turno sozinha e desviar das ligações de sua mãe enquanto aproveita a companhia de um cliente inusitado, o senhor N.
Sobre a diretora:
Fernanda Lomba é produtora de ficção e documentário para Cinema e TV. Ganhadora da bolsa para produtora executiva no American Film Market, promovido pela Spcine e LATC, em novembro de 2019. Convidada para o ambiente de mercado MIPTV, em Cannes, realizado em 2019. Nos últimos três anos, atua como parecerista de projetos e consultora. É co-fundadora e co-diretora do NICHO 54. O curta-metragem A Noite é sua primeira direção no Cinema, a convite do Consulado da Alemanha para a comemoração da reunificação alemã, em 03 de outubro.