Morre José Mojica Marins, aos 83 anos - Cinem(ação)
Cinema Mundial

Morre José Mojica Marins, aos 83 anos

Morreu hoje à tarde, no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, o cineasta, ator e roteirista José Mojica Marins. Ele tinha 83 anos e estava internado desde o dia 28 de janeiro para tratar de uma broncopneumonia, conforme informou o G1. Segundo o Whiplash, ele já havia sofrido paradas cardíacas em 2014.

Considerado o maior nome do cinema de terror do Brasil, José Mojica ficou famoso pelo seu personagem Zé do Caixão, mas foi muito mais do que isso.

Nascido em 13 de março de 1936 na capital Paulista, o diretor começou a dirigir e atuar em filmes na década de 1950, mas só veio a conquistar respeito com o filme “À Meia-Noite Levarei a Sua Alma”, de 1964. Ao longo dos anos seguintes, apesar de se consagrar no cinema de horror com longas como “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967), “Estupro” (1979) e “Encarnação do Demônio” (2008), Marins também participaria de filme que brincariam com diversos gêneros, como o Western (D’Gajão Mata para Vingar, de 1972) e a Pornochanchada (A Virgem e o Machão, de 1974).

Representante do Cinema Marginal e da “Boca do Lixo”, movimentos importantes da cinematografia brasileira, José Mojica Marins participou como diretor pela última vez de um filme que fechava sua carreira: o documentário Memórias da Boca (2015).

Deixe seu comentário