Spirit Awards 2018 Anuncia Seus Indicados, e Tem Brasileiro na Disputa
Indicados ao Spirit Awards 2018 foram anunciados, e o Brasil marca presença com 3 filmes
A Film Independent, uma organização sem fins lucrativos que defende a independência no cinema, anunciou na tarde de ontem, 21 de novembro, os indicados ao Film Independent Spirit Awards (ou apenas Spirit Awards). A instituição entrega desde 1984 prêmios para produções independentes e que não ultrapassem o orçamento de US$ 20 milhões. A entrega do prêmio sempre ocorre um dia antes da entrega do Oscar, portanto não pode ser considerado um termômetro para os premiados. Mas pode ser considerado um Termômetro para os indicados ao Oscar. Uma vez que os seus indicados na maioria das vezes coincidem com os indicados ao Oscar. Vale ressaltar que os vencedores do Prêmio de Melhor Filme do Spirit Awards nos últimos 4 ano coincidiram com os vencedores do Oscar de Melhor Filme.
Levando isso em conta, podemos dizer que Me Chame Pelo Seu Nome, do italiano Lucas Guadagnino e produzido pela produtora brasileira RT Features de Rodrigo Teixeira , dispara na frente na corrida pelo Oscar. O filme tem se fortalecido nos últimos meses, e conseguiu 6 indicações, incluindo Filme, Diretor, Ator e Ator Coadjuvante. Assim como ocorreu no Gotham Awards, o terror psicológico e sensação da temporada Corra!, foi também lembrado. O filme conseguiu 5 indicações, entre elas Filme, Ator, Diretor e Roteiro. Outros destaques ficam para o thriller policial Bom Comportamento também com 5 indicações e a dramédia Lady Bird e o drama The Rider ambos com 4 indicações cada.
Ano passado Aquarius conseguiu uma indicação na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Esse ano não tivemos a mesma sorte. Nem por isso ficamos de fora da premiação. A RT Features, produtora de cinema brasileira de Rodrigo Texeira, emplacou 8 indicações. Além das 6 indicações para Me Chame Pelo Seu Nome, outros dois filmes da produtora conseguiram indicações. A Ciambra recebeu a indicação de melhor diretor para Jonas Carpignano e Patti Cake$, filme de Geremy Jasper, foi indicado na categoria Melhor Primeiro Filme
Entre as indicações para as categorias de atuação Margot Robbie (I, Tonya), Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime) e Saoirse Ronan (Lady Bird) foram indicadas na categoria Melhor Atriz, fortalecendo as chances de indicação e quem sabe de um Oscar para uma delas. Na categoria Melhor Atriz Coadjuvante as veteranas de sucesso na TV Allison Janey (I, Tonya) e Laurie Metcalf (Lady Bird) também foram indicadas, ao lado da também veterana e ganhadora do Oscar Holly Hunter (Doentes de Amor).
Entre os homens como já era esperado Daniel Kaluuya (Corra), Thimotée Chalamet (Me Chame Pelo Meu Nome) e James Franco (Artista do Desastre) foram indicados a Melhor Ator. A surpresa dessa categoria foi a ausência de Willem Dafoe (Projeto Flórida), que era dado como certo na categoria, e a indicação de Robert Pattinson (Bom Comportamento). Entre os coadjuvantes Armie Hammer (Me Chame Pelo Meu Nome) e Sam Rockwell (Três Anúncios Para Um Crime) foram indicados, abrindo assim uma ligeira vantagem entre os possíveis indicados ao Oscar 2018.
Segundo as regras do Spirit Awards, o filme Mudbound da diretora Dee Rees, não é elegível para as categorias competitivas da premiação. Mas o filme irá receber o Prêmio Robert Altman que premiará a diretora, o diretor de atores e o elenco do filme. Com isso o filme, que aborda assuntos raciais, ganha também destaque na corrida do Oscar.
Entre os esnobados dessa edição vale destacar Projeto Flórida, que recebeu apenas duas indicações (Filme e Diretor) e ficou de fora das categorias Ator, Atriz, Roteiro e Edição . I, Tonya e Três Anúncios Para Um Crime no entanto foram ainda mais esnobados, os filmes eram dados como certo nas categorias principais, embora tenham conseguido 3 indicações cada, ficaram de fora das categorias Melhor Filme e Melhor Diretor.
O Spirit Awards acontece no dia 3 de março, um dia antes da festa do Oscar. Confira abaixo a lista dos indicados ao Spirit Awards 2018.
Melhor Filme
Me Chame Pelo Seu Nome
Projeto Flórida
Corra!
Lady Bird
The Rider
Melhor Primeiro Filme
Columbus
Ingrid Goes West
Menashe
Oh Lucy!
Patti Cake$
Melhor Direção
Sean Baker (Projeto Flórida)
Jonas Carpignano (A Ciambra)
Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome)
Jordan Peele (Corra!)
Benny Safdie, Josh Safdie (Bom Comportamento)
Chloé Zhao (The Rider)
Melhor Roteiro
Greta Gerwig (Lady Bird)
Azazel Jacobs (The Lovers)
Martin Mcdonagh (Três Anúncios Para Um Crime)
Jordan Peele (Corra!)
Mike White (Beatriz At Dinner)
Melhor Primeiro Roteiro
Kris Avedisian, Kyle Espeleta, Jesse Wakeman (Donald Cried)
Emily V. Gordon, Kumail Nanjiani (Doentes De Amor)
Ingrid Jungermann (Women Who Kill)
Kogonada (Columbus)
David Smith, Matt Spicer (Ingrid Goes West)
Prêmio John Cassavetes (Melhor Longa Feito Com Menos De Us$ 500 Mil)
Dayveon
A Ghost Story
Life And Nothing More
Most Beautiful Island
The Transfiguration
Melhor Ator
James Franco (Artista Do Desastre)
Robert Pattinson (Bom Comportamento)
Daniel Kaluuya (Corra!)
Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome)
Harris Dickinson (Beach Rats)
Melhor Atriz
Margot Robbie (I, Tonya)
Frances Mcdormand (Três Anúncios Para Um Crime)
Salma Hayek (Beatriz At Dinner)
Saoirse Ronan (Lady Bird)
Regina Williams (Life And Nothing More)
Melhor Atriz Coadjuvante
Holly Hunter (Doentes De Amor)
Allison Janney (I, Tonya)
Laurie Metcalf (Lady Bird)
Lois Smith (Marjorie Prime)
Taliah Lennice Webster (Bom Comportamento)
Melhor Ator Coadjuvante
Benny Safdie (Bom Comportamento)
Armie Hammer (Me Chame Pelo Seu Nome)
Nnamdi Asomugha (Crown Heights)
Barry Keoghan (O Sacrifício Do Cervo Sagrado)
Sam Rockwell (Três Anúncios Para Um Crime)
Melhor Direção De Fotografia
Thimios Bakatakis (O Sacrifício Do Cervo Sagrado)
Elisha Christian (Columbus)
Hélène Louvart (Beach Rats)
Sayombhu Mukdeeprom (Me Chame Pelo Seu Nome)
Joshua James Richards (The Rider)
Melhor Montagem
Ronald Bronstein, Benny Safdie (Bom Comportamento)
Walter Fasano (Me Chame Pelo Seu Nome)
Alex O’flinn (The Rider)
Gregory Plotkin (Corra!)
Tatiana S. Riegel (I, Tonya)
Melhor Documentário
Quest
Motherland
The Departure
Últimos Homens Em Aleppo
Visages, Villages
Melhor Filme Estrangeiro
120 Batimentos Por Minuto (França)
Uma Mulher Fantástica (Chile)
Eu Não Sou Uma Feiticeira (Reino Unido)
Lady Macbeth (Reino Unido)
Loveless (Rússia)
Prêmio Robert Altman
Mudbound