Piadinha em “Os Vingadores” gera revolta
Durante o filme “Os Vingadores”, o personagem Thor se manifesta, por um momento, a favor de seu irmão Loki (o vilão do filme), e logo em seguida a Viúva Negra alega que seu irmão matou 80 pessoas em 2 dias, ao que é prontamente respondida por Thor: “Ele é adotado”.
No filme, devido ao timing cômico, o momento gera risadas, mas não foi o que aconteceu com Jamie Berke, uma norte-americana que julgou a piada como ofensiva aos filhos adotados e iniciou uma petição contra o filme. A petição já conta com 303 assinaturas (até a postagem desta notícia) de pessoas que exigem uma retratação pública da Marvel às pessoas adotadas, e a retirada da “piada” do filme.
De acordo com Jamie Berke, a piada sugere que pessoas adotadas são ruins, e apenas exige o pedido de desculpas da produtora, e não boicote ao filme, conforme muitos entenderam. Ainda de acordo com a criadora da petição, o grande problema da piada é causar interpretação “errônea” por parte das crianças (especialmente as crianças adotadas).
Entre os contra argumentos, há os que alegam que a piada é apenas momentânea e serve apenas como um afastamento do personagem em relação às atrocidades do irmão, sem implicar que crianças adotadas são “ruins”.
Nem a Marvel nem a Disney se pronunciaram sobre o assunto. Embora tenha gerado discussão em diversos espaços, é possível que a petição não resulte em nada mais que isso, já que 303 assinaturas para uma petição em língua inglesa feita no Estados Unidos (país com mais acesso à internet no mundo e população com mais de 300 milhões de pessoas) são uma quantidade baixíssima.