Dica de Fime / Crítica: Um Sonho Possível
Embora já tenha sido publicado um post sobre “Um Sonho Possível”, tomo aqui a liberdade de escrever algumas palavras sobre o filme.
Antes de mais nada, “Um Sonho Possível” é uma linda história real sobre uma família rica que ajudou um homem negro e pobre a se tornar um grande atleta. No original, o filme se chama “The Blind Side”, e se refere ao ponto cego dos olhos, de quando se olha para frente durante o jogo de futebol americano. O “ponto cego” também pode se referir à sociedade americana, que não enxerga todos os grandes possíveis atletas que vivem nos subúrbios e são esquecidos pela sociedade por não terem a oportunidade do ricos (e brancos).

Ambientado no estado do Tennessee, sul dos Estados Unidos, o filme não hesita em mostrar a tensão política entre democratas e republicanos, bem como a “brancura” e o conservadorismo da alta sociedade.
Enquanto Sandra Bullock atua com grandiosidade e carisma como uma mãe protetora, forte e ao mesmo tempo sensível, o ator principal Quinton Aaron parece muitas vezes perdido em seu papel e bastante fraco, deixando claro que só foi selecionado por suas raras características físicas. Enquanto isso, o jovem Jae Head consegue roubar a cena em todas as vezes que aparece.

Além disso, o filme subestima o espectador ao colocar uma narração no filme totalmente desnecessária, assim como precisa explicar sobre a história do touro Ferdinando, quando a simples referência inicial ao livro já seria o suficiente para o espectador entender o paralelo.
Apesar de todos os defeitos, a narrativa prende a atenção e cria identificação com Michael, de maneira a gerar uma grande torcida para que ele alcance o sucesso. Embora a imagem da família rica e feliz seja clichê, o espectador se afeiçoa a todos e torce para que todos sejam felizes. Considerando que é uma história verídica, isso torna o filme forte e impactante em diversos aspectos.
Nota: 3 Claquetes

