A importância do primeiro trailer de “Star Wars – O Despertar da Força”
Há muito tempo atrás…
Essa frase clássica que aparece com seu complemento (em uma galáxia muito, muito distante) nos remete a tempos em que a internet não era essa coisa banal e cotidiana que se tornou hoje.
Voltemos a 1999, ano de lançamento do filme “Star Wars – Episódio I – A Ameaça Fantasma”. Antes, não se tinha essa divulgação total de cada detalhe do filme e dos seus bastidores. Para assistir ao trailer com qualidade você tinha que ir ao cinema ver um filme qualquer para, assim, poder ver o trailer, e isso aconteceu em 1999: milhares de fãs tiveram o primeiro contato com o Episódio 1 através do tão aguardado trailer.
O último filme da franquia, “Star Wars – Episódio III – A Vingança dos Sith” foi lançado a 9 anos atrás em 2005 e depois Star Wars ficou restrito a desenhos, jogos de video-game e quadrinhos. Mas eis que com a compra da Lucasfilm pela Disney não demorou muito para se anunciar a volta da franquia aos cinemas e com os atores da trilogia clássica!
Os fãs ficaram alucinados, iam voltar para aquela galáxia e saber o que aconteceu com o Cavaleiro Jedi Luke Skywalker, a princesa Leia Organa e os piratas espaciais Han Solo e Chewbacca, mas as filmagens acabaram e nenhuma foto oficial foi divulgada, apenas algumas artes conceituais vazadas (e que nunca foram confirmadas) e alguns vídeos do próprio diretor do filme J. J. Abrams.
Ontem, 28/11/2014 foi um dia histórico para o cinema, pois marcou a volta do suspense sobre os filmes. Um trailer que mostra muito e não mostra nada. Pergunte-se quantas vezes você teve a sensação de ver o filme inteiro só pelo trailer nos último anos.

Depois vemos um cavaleiro Sith com uma arma de luz, que não pode ser chamada de sabre-de-luz e sim uma espada-de-duas-mãos-de-luz, uma arma mais medieval, onde até mesmo o efeito de luz congelada parece até mesmo chamas. O sabre, como diz o próprio Obi-Wan Kennobi, é uma arma elegante para tempos mais civilizados, a espada de mão dupla lembra a espada de Aragorn (O Senhor dos Anéis) ou Ned Stark (Game of Thrones).
O trailer corta para uma batalha sob o deserto de Tatooine onde vemos as velhas e queridas naves da trilogia clássica, as rebeldes X-Wing, sendo uma delas pilotada pelo novo ator Oscar Isaac, Tie fighter e a Millenium Falcon ao som da clássica música composta por John Williams.
Sendo assim, nada de Luke, Han e Leia no primeiro trailer. Sim, eles estarão no filme mas o trailer mostrando o que nos aguarda mas ainda assim guardando inúmeros segredos sobre os outros atores e até mesmo da trama do filme.
“Star Wars – O Despertar da Força” estreia em dezembro de 2015.
