A fotografia do Cinema
Olá, tudo bem contigo? Já parou pra pensar na fotografia dos filmes que assistiu?
Já parou pra pensar no significado da fotografia no cinema?
Não entre em pânico, é bastante simples.
“A fotografia no cinema, nada mais é do que o filme ter belas imagens, com ângulos e enquadramentos que se assemelham à uma fotografia.” Sei que descrevendo desse jeito, parece que estou generalizando essa parte tão importante para a construção de um filme. Não me entendam mal, pois valorizo bastante essa técnica, mas foi com essas palavras que eu disse para uma colega de trabalho. Parando pra pensar, realmente eu generalizei. Então irei me redimir.
A fotografia no cinema tem uma grande importância para com o filme. Não podemos esquecer que um filme se trata de uma sequência de fotos que são chamados de frames. Desde Eadweard Muybridge ter inventado o zoopraxiscópio (o precursor da película de celuloide), vemos a evolução de imagens aos dias atuais projetadas na grande tela.
Os responsáveis pela fotografia de um filme podem ser desde o diretor de fotografia ou um fotógrafo profissional, responsáveis por estarem sempre nas reuniões técnicas com o roteiro em mãos, formulando ângulos e enquadramentos para as cenas, tomando todo o cuidado para que suas ideias não fujam do que o diretor formulou para o futuro filme. Arrumando equipamentos, indo de lentes a projetos com a equipe de iluminação, e estando pronto para auxiliar os editores e a direção de arte com os planejamentos fotográficos. Não podemos confundir fotografia com continuidade (farei um post somente sobre continuidade), mas ambas tem que estar em sintonia. Posso ser um tanto maluco, porém, sempre que assisto a um filme em que observo ângulos um tanto estranhos, objetos desaparecerem e aparecerem a cada corte de cena, já imagino que o fotógrafo e o continuista estão numa briga épica.
A fotografia de um filme é a sintonia de pequenos detalhes, a iluminação, a escolha da lente e câmera específica, posicionamento dos atores, movimento de câmera, objetos em cena, ângulos e enquadramentos e assim vai, para que todos esses detalhes sejam mostrados em imagens de tirar o fôlego.
O Hobbit – Uma Jornada Inesperada
Espero ter arrancado, sem dó, qualquer dúvida sobre fotografia de seu cérebro. Qualquer dúvida estarei disposto para responder prontamente nos comentários. Fique agora com a formosa Sophia Loren.