O cinema que nos inspira
Artigo

O cinema que nos inspira

Nunca deixe que ninguém lhe diga que você não pode fazer alguma coisa, você tem um sonho? Então você tem que proteger este sonho.

Já adivinhou de onde tirei esta frase? Sim, do emocionante filme “À procura da felicidade”. Se você ainda não teve a oportunidade de ver este filme, por favor, termine de ler o texto e vá agora se the pursuit of happynessinspirar, sem mais desculpas. Porém, o que eu quero mesmo discutir hoje é como os filmes nos inspiram, será que estas histórias que assistimos durante 2 horas podem realmente mudar o modo como vamos encarar a vida, os desafios e os sonhos? (só para lembrar, há um podcast do Cinema(ção) falando exatamente sobre este tema, aproveite para conferir aqui)

Assim, o primeiro filme que me vem à cabeça sobre esta temática é o longa de Will Smith, já citado anteriormente, mas você consegue se lembrar de algum filme que realmente fez você se mexer? Um filme que quando acabou você pensou: “ok, esta na hora de mudar algumas coisas”. Talvez o filme seja um reforço a As-Vantagens-de-ser-Invisívelmais para um sentimento que já estávamos tendo, talvez ele seja o empurrãozinho final que estava faltando para começarmos a agir. Ou então o inverso, às vezes você se pega ao acaso assistindo algum filme na televisão – que muitas vezes nem sabe o nome – mas ele consegue levar você a pensar sobre a sua vida de um modo que nunca tinha tido a oportunidade de refletir até aquele momento.

Muitos filmes têm o poder de te transportar para aquela situação que o personagem está vivendo, e inserir a pergunta na sua cabeça “e se acontecesse comigo?”. Pronto, quando você pensou isso, já era, você já é uma vítima da história que está se passando bem diante dos seus olhos. Certa vez eu decidi assistir “Rocky VI”, tudo bem, sabemos que a franquia do filme é um clássico, masRocky Balboa tem uma fala do Stallone que grudou na minha cabeça até hoje: “a vida não se trata do quanto você consegue bater, mas do quanto você aguenta apanhar”. Essa frase sim é que faz o filme valer a pena, nesse momento a gente automaticamente pensa “puta merda, que frase”.

Eu também consigo pensar em mais um exemplo que me pegou de jeito, no filme “Hitch: o conselheiro amoroso” – olha o Will Smith aí de novo – há um ápice quando você escuta “a vida não é feita de momentos em que respiramos, mas de momentos em que perdemos o fôlego”. Ah, fala sério, não tem como negar que essas frases dão um toque especial ao filme. E falando em Will Smith, eu acho que ele deve ser o ator campeão Will Smithde filmes para sonhar/inspirar.

De qualquer modo, é fato que podemos nos identificar mais ou menos com um filme dependendo do momento da nossa vida em que o assistimos – inclusive tem alguns que parecem que foram feitos para fazer você pensar sobre tudo o que está acontecendo na sua vida naquele instante, o filme encaixa como uma luva. E eu quero saber, qual filme já te fez pensar sobre a vida? Qual filme já te fez mudar uma atitude ou um comportamento? Acho que afinal de contas, nos identificamos tanto com este tipo de arte porque ela é feita por todos nós, seres humanos. A arte possibilita queintocáveis sejamos absolutamente individuais e únicos quando a interpretamos, talvez por isso que o ser humano seja tão apaixonado por todos os tipos de expressões artísticas, a história te explica como interpretar até certo ponto, o complemento de sentimentos é por conta do telespectador. Mas e você, já se inspirou hoje? Deixe seu comentário.

Deixe seu comentário