“Gravidade” ganha teaser com Hermila Guedes
As atrizes Hermila Guedes e Clarisse Abujamra são os destaques do primeiro teaser do filme “Gravidade”, que marca a estreia do realizador pernambucano Leo Tabosa na direção de longas-metragens. O vídeo evidencia as tensões existentes entre uma mãe e uma filha que encaram de formas distintas a possibilidade de uma tempestade solar destruir a Terra.
Confira o teaser:
O elenco de “Gravidade” ainda conta com as atrizes paraibanas Marcélia Cartaxo e Danny Barbosa, além da participação especial de Helena Ignez. A obra terá sua estreia mundial na abertura do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece no dia 20 de setembro em Fortaleza. Essa é a quarta vez que Tabosa participa do evento cearense, onde já foi premiado com os curtas-metragens “Nova Iorque” (Melhor Filme pelo júri oficial e Prêmio da Crítica – Abraccine), “Marie” (Melhor Filme) e “Dinho” (Melhor Direção).
Na trama de “Gravidade”, Sydia (Clarisse Abujamra) e Nina (Hermila Guedes) são mãe e filha que passam uma noite isoladas na antiga mansão da família. Enquanto enfrentam uma relação difícil, elas são surpreendidas com a chegada de uma desconhecida, Lara (Danny Barbosa), e com o retorno de Joana (Marcélia Cartaxo), uma funcionária da casa que havia sumido sem explicações e agora carrega notícias do mundo exterior. Diante de um colapso iminente, as quatro mulheres se deparam com traumas do passado e serão confrontadas com o peso de suas escolhas.

Tabosa assina o roteiro do filme com o cineasta cearense Arthur Leite, amigo e colaborador de longa data. O argumento surgiu, inicialmente, como um espetáculo de teatro homônimo que não chegou a ser montado. Tabosa e Leite perceberam as potencialidades da história e decidiram adaptar para o formato cinematográfico, acentuando os conflitos familiares que se revelam aos poucos na vida de cada personagem. As realizadoras e roteiristas Renata Sofia e Julia Katharine participaram como consultoras do roteiro.
GRAVIDADE é uma produção da Pontilhado Cinematográfico por meio de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O longa-metragem tem previsão de lançamento comercial para 2026 pela Sereia Filmes.