Filmes como estratégia de marketing: Barbie, Super Mario e outros movimentam indústrias
Contar histórias que vendem produtos se tornou uma nova forma de negócio
A tela do cinema é o palco em que são contadas histórias que emocionam, arrepiam, assustam, provocam risadas e entretém os seus espectadores com elencos estelares, roteiros bem dirigidos, fotografias memoráveis e trilhas sonoras que grudam na mente.
Além de toda a arte envolvida na produção de filmes, existe também um novo aspecto que, cada vez mais, é explorado no mundo do entretenimento: utilizar a narrativa do filme como ferramenta de marketing. Grandes estúdios e marcas perceberam que um filme pode ser mais do que bilheteria e sim um reposicionamento da marca ou a volta aos holofotes através de grandes histórias.
Super Mario Bros: O filme (2023)
O longa-metragem do encanador italiano mais famoso dos games é um dos grandes exemplos do uso de filmes como peças publicitárias para a marca (Nintendo). O filme arrecadou cerca de US$ 1,36 bilhão durante o período de apresentação global, o que reverteu em críticas positivas tanto em relação ao filme quanto à marca e abriu espaço para a divulgação dos parques temáticos Super Nintendo World (localizados no Japão e Estados Unidos) que registraram recordes de visitação enquanto o filme ainda estava em cartaz e aumento nas vendas de consoles e cópias digitais dos jogos da franquia Super Mario.
Top Gun: Maverick (2022)
O filme estrelado por Tom Cruise na pele do piloto da Marinha dos Estados Unidos, Maverick, gerou muito barulho entre fãs saudosistas da primeiro filme da sequência (lançado em 1986) quanto nas novas gerações que puderam sentir os nervos à flor da pele em meio aos combates aéreos eletrizantes mostrados no longa.
No entanto, o filme de 2022 criou um alto impulso na indústria da moda, em especial na área dos óculos escuros da marca Ray-Ban que registrou um aumento de 158% nas vendas do modelo Aviator (o mesmo utilizado por Cruise no filme). Além disso, tanto a Força Aérea quanto a Marinha dos EUA registraram aumento das inscrições para novos cadetes inspirados pelo filme. Na esfera civil, também foi notada maior busca por escolas de aviação e carreiras ligadas ao setor aéreo.
Barbie (2023)
Dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, Barbie foi um dos maiores sucessos de bilheteria do ano de 2023, arrecadando cerca de US$ 1,44 bilhão em bilheteria. Muito além da nostalgia e da discussão sobre machismo, patriarcado na sociedade moderna, o filme Barbie trouxe a marca de brinquedos Mattel de volta ao centro da cultura pop. Apenas no último trimestre de 2023, as vendas de bonecas Barbie cresceram 16% globalmente, como resultado direto da onda de entusiasmo provocada pelo filme. O sucesso estrondoso do filme resultou em parcerias da Mattel com outras empresas da indústria da moda e decoração, além de aumento nos investimentos em ações, resultando em um arrecadamento bruto de U$2.584 bilhões para a marca (o que representou um aumento 4.13% em relação ao ano anterior).
Outros filmes que merecem destaque são:
Lilo & Stitch (2004) onde o pequeno alien azul se tornou a propriedade intelectual mais rentável da Disney no setor de pelúcias e itens infantis.
The Lego Movie (2014) que alavancou as vendas de seus produtos em mais de 15% globalmente para a empresa dinamarquesa.
*imagem destaque: istock/AngelaMacario