“Picasso – Um Rebelde em Paris” chega dia 11 de setembro em poucas salas
Anarquista, desconhecido e revolucionário: um novo olhar sobre o artista mais influente do século XX, 50 anos após sua morte. O documentário revela o lado mais íntimo e menos conhecido de Pablo Picasso, traçando um mapa humano e artístico de Paris – cidade que moldou sua vida e obra.
Esta é a premissa de “Picasso – Um Rebelde em Paris” (“Picasso: Un ribelle a Parigi – Storia di una vita e di un museo”), de Simona Risi, que faz sua estreia nos cinemas do Brasil no dia 11 de setembro de 2025, com distribuição da Autoral Filmes. As cidades onde o filme entra em cartaz poderão ser conferidas em @autoral_filmes.
Com participação de Mina Kavani (atriz iraniana vencedora do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2022 por “No Bears”), o filme alterna entre o vasto acervo do Museu Nacional Picasso em Paris e os bairros que marcaram sua trajetória. Mais do que uma biografia, é um mergulho na mente de um gênio, nas contradições de seu caráter e no contexto histórico que o cercava.
“Picasso – Um Rebelde em Paris” integra o Circuito Arte no Cinema, ciclo de documentários sobre arte, cuidadosamente selecionados pela Autoral Filmes nos prestigiados mercados do Festival de Cannes e da Berlinale 2025. “Andy Warhol – Um Sonho Americano” foi o título de abertura em junho. Os próximos lançamentos nos cinemas brasileiros serão “Maldito Modigliani”, que estreia no dia 13 de novembro, e “Munch – Amor, Fantasmas e Vampiras”, que chega às telas no dia 4 de dezembro.
O filme se move continuamente dentro e fora do museu, que tem a maior coleção existente dedicada ao pintor com milhares de obras e material de arquivo, e segue Picasso pelos bairros parisienses onde viveu. Desde os primeiros dias em ateliês sem aquecimento até os grandes apartamentos de classe média onde seu sucesso começou: uma jornada física e intelectual para obter uma compreensão mais profunda de sua obra e espírito.
