Christopher Nolan: um ano antes da estreia, novo filme esgota ingressos de pré-venda
Na adaptação do épico “A Odisseia”, diretor e estúdio apostam na tecnologia IMAX e no encantamento dos fãs
(foto em destaque: Wikimedia Commons)
O novo filme do Christopher Nolan, “A Odisseia”, ainda está em fase de gravações, mas os ingressos para as sessões de estreia, em IMAX 70 mm, foram todos vendidos. O longa é o primeiro a ser totalmente filmado com câmeras de tecnologia IMAX, formato considerado o favorito do cineasta. Logo, não foi por acaso que a Universal Pictures disponibilizou a pré-venda no dia 17 de julho especialmente para estas sessões, que, em pouco tempo, foram esgotadas.
A imprensa norte-americana relatou que os fãs enfrentaram dificuldades na compra dos bilhetes, devido ao intenso volume de acessos simultâneos na plataforma. Todo o alvoroço e as expectativas contribuíram para um mercado paralelo de revenda de bilhetes. Em sites como o eBay, é possível encontrar ofertas de ingressos para o filme com preços supervalorizados, chegando a cifras superiores a US$ 200.
Dados coletados pela Agência Conversion apontam que os Estados Unidos é o país que mais busca pelo cineasta online, seguido pela Índia, Reino Unido, França e Turquia. O nome de Nolan contabiliza 929 mil buscas mensais em todo o mundo.
Christopher Nolan e IMAX 70 mm
O diretor é reconhecidamente um defensor da tecnologia IMAX. Embora tenha surgido na década de 1970, o formato se aperfeiçoou em imagem e efeitos sonoros para garantir experiências imersivas. A espessura de 70 mm dos filmes traz um maior detalhamento para a película, principalmente em comparação com o padrão da indústria cinematográfica, que é de 35 mm.
Para suportar o nível de detalhes, as salas para exibição de filmes IMAX precisam ser adaptadas. As telas convencionais, com resolução de 2.048 por 1.080 pixels, dão lugar a telas com 10.000 por 7.000 pixels de resolução. O espaço também aumenta, subindo para uma área aproximada de 355 m², enquanto as salas comuns possuem, em média, 80 m². Todas essas mudanças refletem no aumento do preço do ingresso.
No Brasil, ainda são poucos os cinemas que implementaram o formato. De acordo com o portal Olhar Digital, é possível encontrar a tecnologia em, pelo menos, 11 salas nos cinemas das cidades de São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Cotia (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE).
O mais novo filme de Christopher Nolan: A Odisseia
O poema épico de Homero ganhará uma nova versão nas mãos de Christopher Nolan. Junto da ação de pré-venda, o estúdio divulgou o primeiro pôster do filme, que confirma o ator Matt Damon no papel do protagonista Odisseu. Além de Damon, integram o elenco nomes de peso do cinema internacional como Zendaya, Tom Holland, Anne Hathaway, Robert Pattinson e Lupita Nyong’o.

“A Odisseia” marca o retorno de Nolan após o sucesso na direção e no roteiro de “Oppenheimer”, o grande vencedor do Oscar 2024. Ao todo, esta última obra do diretor de cinema ganhou 7 estatuetas, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante.