Pets no cinema: quando o cachorro não é só figurante
Relembre alguns filmes memoráveis que colocam o melhor amigo do homem no centro da trama
Quem gosta de animais sabe bem que nossos pets já não são meros animais de estimação – são membros da família! No cinema, os cachorros sempre brilharam como coadjuvantes, mantendo sua famosa reputação de “melhor amigo do homem”. Contudo, alguns filmes decidiram elevar a relevância desses mascotes a um novo patamar, fazendo deles os protagonistas de suas próprias histórias.
A seguir, relembre alguns sucessos que construíram a trajetória dos cães como protagonistas no cinema e reforçaram o valor desses pets em nossas vidas pessoais.
Rin-Tin-Tin
Os cachorros já fazem sucesso como protagonistas há aproximadamente um século. Na década de 1920, estreava nos cinemas o pastor alemão Rin-Tin-Tin, que tinha uma belíssima história de vida nos seus bastidores. Ainda filhote, o cão foi salvo de um canil bombardeado durante a Primeira Guerra Mundial.
Rin-Tin-Tin foi adotado e adestrado pelo mesmo soldado que o salvou, ganhando destaque em shows performáticos e depois no cinema. Ao todo, o pastor-alemão estrelou 22 filmes e ganhou até uma estrela na calçada da fama de Hollywood.
Lassie
Alguns anos depois, no fim da década de 1930, estreava no cinema a cadela Lassie, que se tornou outra sensação do momento. A lealdade da collie ganhou o público e a crítica, rendendo uma série de TV que se manteve no ar por quase 20 anos!
Assim como Rin-Tin-Tin, Lassie também ganhou sua própria estrela na calçada da fama, consagrando mais um pet como uma estrela de cinema.
Beethoven
Nos anos 1990, foi a vez do são-bernardo Beethoven fazer sua estreia nos cinemas. Seguindo uma premissa leve e descontraída (claramente inspirada na obra de Lassie), o cão conquistou uma nova geração com seu carisma e sua inteligência, rendendo oito filmes e até mesmo uma série animada para a televisão.
Mesmo tantas décadas após Rin-Tin-Tin e Lassie, Beethoven provou que os cães protagonistas continuavam em alta como queridinhos do público.
Sempre Ao Seu Lado
O filme Sempre Ao Seu Lado, lançado em 2009 e dirigido por Lasse Hallström, sempre é referenciado como um dos melhores filmes protagonizados por cães. Baseado em uma história real, o longa conta a história de Hachiko e de seu tutor Parker (Richard Gere).
Hachiko acompanhava o dono até a estação de trem diariamente e sempre o esperava voltar do trabalho. Mesmo após seu dono falecer, ele repetiu esse hábito até o último dia de sua vida, voltando para a estação por mais de uma década. No Japão, o cão foi homenageado com uma estátua na estação de Shibuya (onde se passou a história real).
Marley & Eu
Baseado em um livro homônimo, Marley & Eu foi mais um filme que ganhou facilmente o público. Lançado em 2008, com direção de David Frankel, o longa conta a história do labrador Marley e da família Grogan, contemplando desde seus dias de filhote até seus últimos suspiros.
A obra emociona por mostrar como os cachorros são leais aos donos ao longo de toda a sua vida, também servindo para mostrar a importância de cuidarmos bem dos nossos pets. Além de dar amor e atenção, é essencial se atentar a detalhes como higiene, vacinação e prevenção de problemas de saúde para garantir o bem-estar e longevidade do cão.
Medicamentos como o Bravecto, por exemplo, são importantes para prevenir pulgas e carrapatos – parasitas comuns que podem trazer diversos malefícios para a saúde do animal. Assim como esses filmes, devemos nos lembrar que quem ama cuida.