“A Procura de Martina” chega aos cinemas nesta quinta
Lançamentos

Com direção de Márcia Faria, “A Procura de Martina” chega aos cinemas nesta quinta

Após lançamento nos cinemas argentinos no último fim de semana, agora é a vez do Brasil receber o lançamento comercial de “A Procura de Martina” a partir desta quinta-feira, 5 de junho. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador são as praças que recebem o drama, cuja classificação indicativa é 14 anos. A distribuição é feita pela Bretz Filmes.

Na data do lançamento, uma sessão aberta ao público será realizada no Rio de Janeiro, cidade onde grande parte da narrativa foi rodada. A exibição será às 21h, no Estação Net Rio. Em seguida, a diretora Márcia Faria (“Os Quatro da Candelária”) e a atriz Carla Ribas (“Ainda Estou Aqui”) participam de uma roda de conversa.

“A Procura de Martina” acompanha a jornada de Martina (Mercedes Morán), uma mulher argentina que corre contra o tempo para encontrar o neto, desaparecido durante a ditadura, enquanto ainda apresenta alguma autonomia diante do diagnóstico recente de Alzheimer. O roteiro – assinado pela diretora, ao lado de Gabriela Amaral Almeida – foi inspirado nas histórias reais das mulheres que tiveram seus netos sequestrados durante o regime militar argentino, conhecidas como as ‘Avós da Praça de Maio’. A coprodução Brasil-Uruguai contou com as produtoras brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, e as uruguaias Básico e Criatura.

A saga de Martina se passa nas zonas sul e norte do Rio de Janeiro. Entre o elenco brasileiro estão as atrizes Luciana Paes – que assina a direção do novo espetáculo estrelado por Gregorio Duvivier, “O Céu da Língua” – e Carla Ribas, que participou do vencedor do Oscar “Ainda Estou Aqui”. As amigas argentinas de Martina, também integrantes das Avós da Praça de Maio, são vividas por Adriana Aizenberg e Cristina Banegas.

A versão final de “A Procura de Martina” teve uma primeira exibição exclusiva para a Associação das Avós da Praça de Maio, realizada no auditório da sede, em Buenos Aires. A apresentação do filme contou com a presença da presidente da organização, Estela B. de Carlotto, além da diretora e da protagonista. Já a estreia oficial da produção foi na última edição do Festival do Rio, pela mostra Novos Rumos, da Première Brasil. Ainda no ano passado, o filme passou também pela 48ª Mostra de São Paulo. Internacionalmente, o drama foi destaque no 39º Festival de Mar del Plata (Argentina), onde recebeu o prêmio de Melhor Filme, e no Festival do Uruguai, em que foi eleito o vencedor pelo voto popular.

Entre a imprensa argentina, o longa tem sido bem recebido pela crítica: “A grande Mercedes Morán faz uma interpretação excelente em ‘A Procura de Martina’.” (Jornal Página 12); “Cristina Banegas interpreta uma integrante das Avós da Praça de Maio, com a força e a sensibilidade que sua trajetória já antecipava. Sua presença traz uma conexão direta com a luta real, aquela que há décadas busca por verdade e justiça, e seu papel no filme se torna um lembrete poderoso de que essa história continua viva.”

No dia 26 de junho, será a vez do lançamento no Uruguai.

Deixe seu comentário

×
Cinemação

Já vai cinéfilo? Não perca nada, inscreva-se!

Receba as novidades e tudo sobre a sétima arte direto no seu e-mail.

    Não se preocupe, não gostamos de spam.