Veja 10 filmes brasileiros que chegam ao cinema neste ano - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Veja 10 filmes brasileiros que chegam ao cinema neste ano

Em 2024, a EMBAÚBA FILMES lançará nos cinemas dez longas nacionais que fizeram sucesso e receberam prêmios em festivais dentro e fora do Brasil. Confira a lista:

As Linhas da Minha Mão

O primeiro deles é o documentário As Linhas da Minha Mão, de João Dumans, grande vencedor da Mostra Aurora do Festival de Tiradentes de 2023. O filme acompanha a atriz Viviane de Cássia Ferreira, que em suas falas aborda temas como a arte e a loucura. O filme estreia em 11 de abril.

A Filha do Palhaço

A Filha do Palhaço, um dos filmes que mais rodou Festivais no Brasil, recebendo prêmios de público em Tiradentes e Gostoso, é dirigido por Pedro Diogenes, e traz no elenco Jesuíta Barbosa, Demick Lopes e a estreante Sutter Lis, no papel da personagem-título, uma adolescente que passa uma semana com o pai, um humorista. A estreia será em 02 de maio. 

A Invenção do Outro

Vencedor do Festival de Brasília, e exibido em importantes festivais internacionais, como Viennale, Sheffield, Biarritz e Docville (Bélgica), no qual recebeu o prêmio de melhor documentário internacional,  A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, acompanha a expedição da Funai, liderada pelo indigenista Bruno Pereira (assassinado em 2022), que tanta encontrar e estabelecer contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos, em estado de vulnerabilidade, e ainda promover um delicado reencontro com parte da família já contactada poucos anos antes. O lançamento está apontado para 23 de maio.

A Flor do Buriti

Premiado na mostra Un Certain Regard, em Cannes, e também no Festival Internacional de Munique, no Festival de Cinema Latino-Americano de Huelva, no Cinema Eye Honors (EUA), e no El Gouna Film Festival, A Flor do Buriti é dirigido por João Salaviza e Renée Nader Massora. O longa começa em 1940, quando duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a Ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando a cada dia infinitas formas de resistência. A estreia é em 04 de julho.

Estranho Caminho

De Guto Parente, a Embaúba lançará Estranho Caminho, um dos filmes mais elogiados e premiados nos Festivais de 2023. Sua estreia mundial foi no Festival de Tribeca, em Nova Iorque, onde arrebatou todos os prêmios da competição de longas narrativos: Melhor filme, fotografia, roteiro e atuação (para Carlos Francisco), concedidos por um júri que contou com a participação do ator Brenda Fraser. No Festival de Havana, ganhou o prêmio La Casa de Las Américas de melhor filme, no Festival do Rio, recebeu o prêmio de melhor roteiro e ator coadjuvante e em Tiradentes, foi escolhido como melhor filme, na Mostra Autorias. O longa tem como protagonista Lucas Limeira, que interpreta um jovem cineasta que visita sua cidade natal, enquanto a pandemia avança. Ele deve reencontrar seu pai, com quem não fala há uma década, e, a partir desse momento, coisas inesperadas acontecem. Estreia em 01 de agosto.

, ficção de Rafael Conde, baseada na história de José Carlos da Mata Machado, traz Caio Horowicz como o protagonista, líder do Movimento Estudantil Brasileiro que participa de um grupo de resistência contra a ditadura militar no Brasil e acaba entrando na clandestinidade, ao abandonar sua família de classe média para viver com os mais pobres e realizar um trabalho de alfabetização e conscientização política. O longa, que encerrou a Mostra de Cinema de Ouro Preto no ano passado, estreia em  29 de agosto.

Quando eu me Encontrar

Escrito e dirigido por Michelline Helena e Amanda Pontes, a ficção Quando eu me Encontrar foi exibida na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e na Mostra de Gostoso, dentre outros. O filme acompanha a família de uma jovem após sua partida, e como tudo se transforma na vida daqueles que ficam. A estreia é em 19 de setembro.

Termodielétrico

A diretora Ana Costa Ribeiro investiga a trajetória do seu avô, Joaquim da Costa Ribeiro, no documentário Termodielétrico, que teve sua première internacional no IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã e foi exibido no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo. Joaquim é um dos pais da física experimental no Brasil, que descobriu o Fenômeno Termodielétrico. A narrativa viaja a paisagens tão díspares como uma plantação de carnaúbas no Ceará, um laboratório de física em São Paulo, um campo de extração de minerais em Minas Gerais e um observatório astrofísico nos Andes. O filme chega aos cinemas em 10 de outubro.

Corpo Presente

O documentário Corpo Presente, que teve sua première na Mostra de Tiradentes e foi exibido no Mix Brasil, investiga o corpo como forma de arte, expressão e identidade, apresentando obras, artistas e pensadores que refletem sobre o tema. O filme aborda o simbolismo do corpo através de uma das principais expressões artísticas contemporâneas – a Performance, que, para muitos, é uma nova ideologia, típica de nossa época. A direção é de Leonardo Barcelos, e a estreia acontece em 31 de outubro.

Lista completa de lançamentos:

11/04 – AS LINHAS DA MINHA MÃO, de João Dumans

02/05 – A FILHA DO PALHAÇO, de Pedro Diogenes

23/05 – A INVENÇÃO DO OUTRO, de Bruno Jorge

13/06 – O ESTRANHO, de Flora Dias e Juruna Mallon

04/07 – A FLOR DO BURITI, de João Salaviza e Renée Nader Massora.

01/08 – ESTRANHO CAMINHO, de Guto Parente

29/08 – ZÉ, de Rafael Conde

19/09 – QUANDO EU ME ENCONTRAR, de Michelline Helena e Amanda Pontes

10/10 – TERMODIELÉTRICO, de Ana Costa Ribeiro

31/10 – CORPO PRESENTE, de Leonardo Barcelos

Deixe seu comentário