Dragged Holidays: Curta brasileiro vence premiação internacional
Dragged Holidays
Cinema Nacional

Dragged Holidays: Curta brasileiro vence premiação internacional

No dia 15 de Dezembro de 2023, recebemos a notícia que nosso curta-metragem, Dragged Holidays, tinha sido o grande vencedor da premiação feita pela Curious Refuge no concurso internacional chamado Holiday Contest.

Essa notícia certamente nos pegou de surpresa, já que existia sim uma expectativa que o filme chamasse a atenção pela temática, mas queríamos ao menos estar entre os finalistas. Vencer era algo que não estava no nosso planejamento.

Quando digo que estava, ou que esperávamos, é porque estive envolvido diretamente com o Dragged Holidays.

Eu, Rafael Arinelli, Beto Padreca (criador e apresentador do Miolos Fritos) e Paula Fernandes começamos a desenvolver o filme um mês antes da premiação em si. Com reuniões periódicas, na maior parte das vezes fora do horário comercial, discutimos a história, o roteiro, as imagens, e pouco a pouco o curta foi se revelando para nós.

A proposta do concurso era fazer um curta-metragem, de 3 minutos, com o tema de Natal. Mas tinham algumas regras:
1) Tinha que ser feito majoritariamente com ferramentas de IA;
2) Utilizar toda a parte musical da Epidemic Sound;
3) Voz estaria livre para ser usada como quiséssemos;

Logo no começo, levantamos mais de 15 ideias. Fizemos um brainstorm, escolhemos as melhores, e quando chegamos na Dragged Holidays, fomos falar com pessoas do universo do teatro, drag, para entender se a história em si era bem embasada e não enfadonha. Tivemos sinal verde, e seguimos.

A Paula ficou responsável pela geração das imagens em ferramentas como o Midjourney. Beto foi o responsável pela montagem. E eu fiquei com toda a parte de som. A direção foi feita em 6 mãos assim como o roteiro.

E no último dia de enviar o vídeo, faltando 15 minutos para encerrar a inscrição, nós enviamos a última versão do curta:

O filme conta a história de uma drag queen super famosa que ao chegar no camarim recebe uma mensagem da mãe pedindo para ela ir jantar na noite de Natal com os pais. Enquanto se dirige à casa dos pais, ela reflete sobre a vida e todas os obstáculos que a fizeram ser quem é.

A Curious Refuge, é um centro de educação para filmmakers que querem se especializar em inteligência artificial, e portanto, oferece cursos e vídeos explicando a evolução das ferramentas.

O concurso Holiday Contest foi aberto ao público e contou com mais de 140 curtas inscritos do mundo inteiro, e teve 3 fases de votação: A primeira fase foi uma votação popular aberta aos 140 curtas, a segunda fase 8 finalistas foram selecionados para mais uma rodada de votação popular, e a terceira fase a votação dos jurados.

Embora a votação popular não contasse diretamente para estabelecer o vencedor, ela ajudava a dar a temperatura dos curtas, e neste caso a comunidade do Cinem(ação), amigos e familiares foram muito importantes para ajudar a divulgar o material e chamar a atenção dos jurados.

Na última fase, para chegar ao 1º lugar, o Dragged Holidays ganhou metade dos votos dos jurados, e acabou vencendo a competição!

Foi a primeira vez que uma equipe brasileira ganhou esta premiação feita pelo Curious Refuge, e segundo um dos seus fundadores:

“You all did an amazing job with that film. I truly believe it is one of the best (if not the best) AI films every created. Your storytelling skills, attention to detail, and writing were all fantastic.” – Caleb Ward


“Todos vocês fizeram um trabalho incrível com esse filme. Eu realmente acredito que é um dos melhores (se não o melhor) filmes de IA já criados. Suas habilidades de narrativa, atenção aos detalhes e escrita foram todas fantásticas.” – Caleb Ward

Toda a parte de analise dos curtas e votação, podem ser assistidas aqui:

Enfim, a jornada com o Dragged Holidays foi muito emocionante, dramática, suada, mas acima de tudo, foi muito reveladora. E certamente toda a experiência que adquiri aqui no Cinem(ação) me ajudou a desenvolver essa história junto com meus amigos.

Muito obrigado pelo apoio de vocês. =)

Deixe seu comentário