4 filmes que retratam transtornos psiquiátricos de forma profunda - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Dica de Filme

4 filmes que retratam transtornos psiquiátricos de forma profunda

Conheça algumas produções que se destacam ao abordar a realidade de pessoas que convivem com os mais diversos transtornos psiquiátricos

Saúde mental é uma pauta que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. No cinema, o assunto já foi amplamente explorado em diversas produções que, através de histórias profundas e marcantes, nos dão uma noção de como é conviver com alguns dos distúrbios psiquiátricos mais conhecidos.

A seguir, listamos alguns dos filmes mais memoráveis sobre o tema, sendo recomendações certeiras para todos os amantes de psicologia e outras ciências que estudam a mente humana. Confira:

Garota, Interrompida (2000)

Dirigido por James Mangold, “Garota, Interrompida” conta a história de Susanne (Winona Ryder), uma jovem que é diagnosticada com transtorno borderline e internada em um hospital psiquiátrico. Em um ambiente totalmente hostil, ela deve aprender a lidar com suas crises de instabilidade emocional ao mesmo tempo que conhece outras mulheres com transtornos variados.

Nessas circunstâncias, Susanne acaba sendo seduzida por Lisa (Angelina Jolie), uma sociopata que a convence a entrar em um perigoso plano de fuga. O longa se destaca por mostrar de forma realista e complexa os diversos transtornos psiquiátricos, que, em sua maioria, são tratados como tabu pela sociedade.

O Solista (2009)

Com direção de Joe Wright, “O Solista” gira em torno do músico Nathaniel (Jamie Foxx), que sofre de esquizofrenia. Nathaniel é um morador de rua que toca violino e violoncelo pelas ruas de Los Angeles; devido a sua raça e posição social, é uma pessoa totalmente invisível perante a sociedade, mas acaba chamando a atenção do jornalista Steve (Robert Downey Jr.).

Aos poucos, Steve vai descobrindo mais sobre a doença de Nathaniel e como a música acaba sendo uma válvula de escape para sua esquizofrenia, além de uma forma de expressão.

O Aviador (2004)

Dirigido pelo renomado diretor Martin Scorsese, “O Aviador” é uma cinebiografia do magnata Howard Hughes, que foi brilhantemente interpretado por Leonardo DiCaprio. Hughes sofre de diversos tipos de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), com mais inclinação para problemas com limpeza; diversas situações cotidianas acabam criando um verdadeiro caos em sua vida.

O longa mostra que, mesmo com todos os desafios impostos pelo seu transtorno, Hughes ainda conseguiu conquistar grandes feitos, fazendo várias contribuições à indústria do cinema e da aviação. É um filme perfeito para aqueles que querem explorar tanto a mente humana como o nicho dos voos, que também coleciona diversos amantes ao redor do mundo.

Frankie & Alice

Frankie, interpretada por Halle Berry, é uma stripper que sofre com o transtorno de múltiplas personalidades. Lutando incessantemente contra seus dois alter egos, Genius, uma criança de sete anos, e Alice, uma mulher branca racista, Frankie busca ajuda do psicoterapeuta Dr. Oz.

Esse filme retrata bem o sofrimento de uma pessoa portadora do transtorno de múltiplas personalidades, bem como todo o processo essencial da psicoterapia na gradativa melhora do paciente.

Deixe seu comentário