Websérie Por Dentro da Cena é "reality" dos bastidores - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Websérie Por Dentro da Cena é “reality” dos bastidores

Como são feitas aquelas cenas cinematográficas que nos fazem morrer de rir ou de chorar? Para responder a essa pergunta, a Academia Internacional de Cinema (AIC) está lançando em seu canal do YouTube AICinematic a websérie Por Dentro da Cena, que funciona como um “reality do cinema”. O programa de 17 episódios será transmitido gratuitamente no Youtube para estudantes, críticos e curiosos.

Cada episódio irá contar os segredos e as técnicas utilizadas pela equipe envolvida na dramaturgia e na produção para fazer a mágica acontecer. A estreia está marcada para o dia 24 de outubro, às 11h, no canal AICinematic.

A primeira temporada, que será exibida todas às terças e quintas-feiras às 11h, a partir do dia 24 de outubro, no canal da AICinematic, irá contar com a participação do editor Giuliano Gerbasi, ex-integrante da equipe de montagem do canal KondZilla, do roteirista Paulo Marcelo do Vale, cujos roteiros incluem a cinebiografia do atleta de judô Max Trombini, Dicezar Leandro, diretor de arte nos premiados A Felicidade das CoisasHelen e Oração do Amor Selvagem, Camila Cattai, diretora de fotografia vencedora do prêmio Funarte 2021 de melhor dramaturgia do Estado de São Paulo e Antonio Vanfill, formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com trabalhos premiados como ator e diretor.

Os cinco profissionais convidados para a websérie irão mostrar o que cada área envolvida em uma cena – como a direção, o roteiro, a direção de arte, a direção de fotografia, e edição – trabalham para tornar o “fictício” uma realidade aos olhos do espectador. A série ainda irá mostrar os bastidores sem filtro: dos erros de gravação, ângulos, preparação e é claro, a diversão da equipe. No final, o público poderá ver o resultado da cena que acompanhou de perto e o making of.

“O espectador vai poder se sentir parte e perceber quantas coisas são necessárias para se fazer cinema. Para solucionar problemas que nós mesmos inventamos, de certa forma, e os que surgem tecnicamente. É muito legal e muito vivo. É um reality mesmo”, conta Vanfill.

A primeira cena que irá abrir as portas para a websérie será uma dramédia, gênero que mistura humor e cenas dramáticas para tratar de assuntos profundos. Os criadores irão revelar detalhes do enredo durante a transmissão do programa, para gerar expectativa do público, que poderá avaliar, na cena final, se o desempenho da equipe foi satisfatório.

O projeto foi idealizado por Steven Richter, diretor-fundador da AIC, e inspirado em programas norte-americanos que desmistificam a arte cinematográfica. Entre as principais referências estão o talk show Inside the Actors Studio, comandado por James Lipton e que já recebeu grandes nomes do cinema como Meryl Streep, Brad Pitt, Michelle Pfeiffer e outros, e o reality show Project Greenlight, produzido por Ben Affleck e Matt Damon, que lança aos participantes desafios de produção. Por Dentro da Cena tem o seu próprio formato, que combina, ao mesmo tempo, educação e entretenimento.

“É um presente da AIC, dos cineastas que trabalharam neste projeto, tanto nossos professores como alunos, para as pessoas que querem saber como se faz um filme. É um convite não apenas para assistir o processo de produção, da sala de aula para o set, mas também para informar a realização dos seus próprios projetos, a partir dos princípios que estão sendo introduzidos”, diz Richter.

Deixe seu comentário