5 produções sobre saúde e medicina para você maratonar
Dica de Filme

Entretenimento médico: 5 produções sobre saúde e medicina para você maratonar

Ambientes como hospitais e clínicas viram cenário para produções nacionais e internacionais

As produções audiovisuais têm o poder de entreter, educar e sensibilizar o público sobre uma variedade de temas, incluindo medicina e saúde. Com histórias emocionantes e personagens cativantes, essas tramas nos levam aos corredores de hospitais, consultórios médicos e laboratórios, enquanto exploram os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde e seus pacientes.

Por isso, separamos algumas sugestões para os entusiastas desse tipo de história:

1. “Grey’s Anatomy”

“Grey’s Anatomy” é uma das séries médicas mais populares de todos os tempos. A série segue a vida de médicos, residentes e estagiários do Grey Sloan Memorial Hospital, enquanto eles lidam com casos médicos desafiadores e dramas pessoais.

A série aborda questões como ética médica, relacionamentos no ambiente de trabalho e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos médicos. Com 18 temporadas, “Grey’s Anatomy” continua a atrair uma grande base de fãs e a explorar uma variedade de questões médicas e humanas.

2. “M-8: Quando a Morte Socorre a Vida”

M-8 - Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De - cena com protagonista e Ailton Graça

“M-8: Quando a Morte Socorre a Vida” não poderia faltar nessa lista: sendo um filme nacional sobre Medicina, a história levanta várias pautas sociais importantes, traz representatividade e uma boa dose de drama.

A trama segue o protagonista Maurício (Juan Paiva), calouro da Universidade Federal de Medicina. Sua atenção é despertada ao conhecer o corpo “M-8”, o que o leva ao estudo da aula de anatomia. Então, ele começa a observar e se questionar sobre a maioria de corpos negros disponíveis para estudo.

Para além dos conhecimentos ricos da área, a produção levanta debates necessários sobre preconceito, racismo, meritocracia, estrutura social, etc.

3. “The Good Doctor”

“The Good Doctor” segue a jornada de Shaun Murphy, um cirurgião com autismo e síndrome de Savant, enquanto enfrenta desafios pessoais e profissionais no Hospital San Jose St. Bonaventure.

A série aborda temas de inclusão, empatia e superação, além de explorar a complexidade das relações humanas no contexto médico. “The Good Doctor” destaca a importância da diversidade no campo da medicina e promove a aceitação da diferença.

4. “ER” (Plantão Médico)

“ER”, também conhecida como “Plantão Médico” no Brasil, é uma série icônica que se passa na sala de emergência do Hospital County General, de Chicago.

Ao longo de 15 temporadas, a série oferece um olhar realista e emocionante sobre o caótico ambiente de um pronto-socorro, onde médicos e enfermeiros enfrentam uma série de desafios médicos e éticos. “ER” é uma obra-prima que influenciou gerações de séries médicas.

5. “Sob Pressão”

“Sob Pressão” é uma série brasileira que aborda temas médicos e de saúde com um foco especial no sistema de saúde público do Brasil. A série se passa em um hospital público do Rio de Janeiro e acompanha a equipe médica liderada pelo Dr. Evandro, interpretado por Júlio Andrade.

“Sob Pressão” explora os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde que trabalham em condições precárias e a luta para salvar vidas em meio à falta de recursos após terem passado pela faculdade de medicina. A série também aborda questões sociais e éticas relacionadas às profissões da saúde.

Deixe seu comentário