Conheça alguns dos professores mais marcantes do cinema - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Conheça alguns dos professores mais marcantes do cinema

Esses personagens certamente são grandes referências da profissão de educador dentro de obras cinematográficas

A profissão de educador é uma das mais importantes da nossa sociedade, e alguns filmes conseguem retratar de forma precisa como esses profissionais podem mudar a vida dos seus alunos. Seja de forma realista, fictícia ou até mais voltada para a comédia, esses professores conquistaram um espacinho como grandes referências do ofício no cinema, podendo até mesmo servir de inspiração para alguns.

Abaixo listamos alguns dos professores mais marcantes que já estrelaram suas próprias obras cinematográficas. Confira:

John Keating (Sociedade dos Poetas Mortos)

Brilhantemente interpretado por Robin Williams, o professor John Keating trouxe uma visão totalmente moderna sobre estudos literários em Sociedade dos Poetas Mortos, lançado em 1990. Para John, estudar teorias e se basear em críticas de terceiros é uma completa perda de tempo, pois seus alunos só conseguirão aprender de verdade através de um contato direto com a literatura.

Ao mesmo tempo que John vai ganhando a admiração da sua turma, ele também é repreendido pelos docentes, devido a sua metodologia mais radical. Hoje, ela é amplamente replicada por muitos professores na realidade.

Erin Gruwell (Escritores da Liberdade)

Hilary Swank deu vida à professora Erin Gruwell em Escritores da Liberdade, um filme de 2007, baseado em uma história real. A educadora passa a lecionar em uma escola periférica onde os alunos estão totalmente integrados em uma realidade violenta e preconceituosa. Muitos pendem a uma vida de crime, e a tensão racial dentro das turmas é alta.

Erin abraça seu papel de professora indo muito além das salas de aula, mas se dedicando por completo a esses jovens. Sem nenhum apoio da escola, ela consegue transformar a vida dos seus alunos através da educação, uma história realmente inspiradora.

Dewey Finn (Escola de Rock)

Ser professor é uma troca constante, pois, além de educar, ele também pode aprender com seus alunos. Esse é o caso de Dewey Finn (Jack Black) em Escola de Rock, uma comédia atemporal que, por trás do seu bom humor, também consegue ser valiosa ao seu próprio modo.

Dewey é um guitarrista fracassado que aproveita uma oportunidade de se passar pelo seu melhor amigo para assumir um cargo de professor substituto. Ele acaba vendo na sua talentosa turma uma chance de ter sua própria banda de rock, mas nesse processo também aprende a ser uma pessoa melhor.

Mestre Yoda (Star Wars)

Fechando a lista com um dos professores mais populares da ficção, Mestre Yoda é um exemplo perfeito de educador modelo. Durante seu período treinando o jovem Luke Skywalker, em Star Wars: O Império Contra-Ataca, podemos ver na prática toda sua sabedoria, paciência e virtudes, explorando na medida certa todas as qualidades e limitações do seu aprendiz.

Não menos importante, Yoda sempre preparava seus pupilos para se tornarem os professores do futuro, pois, de acordo com sua filosofia, o conhecimento sempre deve ser passado adiante. Palavras realmente inspiradoras para todos que estão cursando a faculdade de pedagogia ou já atuam na profissão.

Deixe seu comentário