Entretenimento e educação: séries para aprender se divertindo
Dica de Filme

Entretenimento e educação: descubra séries em que você aprende se divertindo

Algumas produções são tão fiéis à realidade que se tornam ótimos materiais de estudo

Nem sempre a fonte de saber vem diretamente de livros. Existem formas de complementar o conhecimento que é aplicado em sala de aula, através de outras mídias, dentre elas uma que está em franca ascensão: séries televisivas. 

Como o tempo de tela é muito maior do que em um filme, as séries podem se dar ao luxo de se aprofundar em temas e até mesmo em conceitos que jamais seriam possíveis em somente duas horas de um filme, no qual é preciso abordar vários assuntos em um tempo relativamente curto.

Por conta disso, separamos algumas séries que servem tanto como entretenimento de primeira qualidade quanto também como um ótimo meio de estudo para quem quer se divertir e aprender ao mesmo tempo:

Breaking Bad (5 temporadas)

Começamos com a que é conhecida por muitos como a melhor série já feita. Breaking Bad conta a história de Walter White (Bryan Cranston), que é um professor de química de ensino médio, e, após descobrir que havia um câncer de pulmão inoperável e com pouco tempo de vida, resolve se juntar a Jesse Pinkman (Aaron Paul) para fabricar e vender metanfetamina.

Essa série é recomendada principalmente para quem estuda engenharia química, pois ela possui uma enorme quantidade de curiosidades e informações sobre a área, que pode ajudar muito no abastecimento do repertório e na fixação dos conteúdos.


House of Cards (6 temporadas)

Essa foi uma das primeiras séries a serem produzidas pelo streaming. Nela, vemos o congressista Francis Underwood (Kevin Spacey) em sua escalada de poder, rumo ao cargo de presidente dos Estados Unidos da América, se valendo de meios nada honestos.

A série fornece um panorama bastante interessante sobre geopolítica, meandros de campanhas políticas e aplicação de legislações. Ela é recomendada principalmente para estudantes de História, Publicidade, Ciências Políticas e Direito.

Explicando a Mente (2 temporadas)

Explicando a Mente é uma série documental, que aborda todos os meandros da mente humana, na qual responde várias questões interessantes a respeito dos mecanismos psicológicos. A produção é pautada por estudos de especialistas, logo, para os estudantes de medicina e psicologia, ela é um prato cheio de informações.

Anne with an E (3 temporadas)

Baseado no livro Anne de Green Gables, escrito por L. M. Montgomery, em 1908, acompanhamos Anne (Amybeth McNulty), uma jovem órfã de 13 anos que é enviada por engano para viver em um orfanato com seus irmãos mais velhos.

A série aborda uma série de questões históricas, como método de ensino, além de questões como bullying, racismo e muitos outros temas. É recomendada para quem está estudando pedagogia ou assistência social.

Grey’s Anatomy (19 temporadas)

Uma das séries mais longevas e de maior sucesso da televisão americana conta a história de Meredith Grey (Ellen Pompeo), filha de um famoso cirurgião, que tem por objetivo sair da sombra de seu pai enquanto precisa lidar com novos e antigos relacionamentos.

A série de drama é bastante fiel ao dia a dia dentro de um hospital, portanto é recomendada para quem se interessa por trabalhar nesse ambiente, seja na área de enfermagem ou de medicina.

Deixe seu comentário