6 produções para conhecer o cinema de Martin Scorsese
Martin Scorsese
Cinema Mundial

6 produções para conhecer o cinema de Martin Scorsese

Explore a genialidade do renomado diretor em 5 décadas de cinema e prepare-se para sua próxima obra-prima.

Martin Scorsese é um ícone do cinema mundial, com uma carreira que já soma mais de 55 anos repleta de filmes inesquecíveis e uma coleção de prêmios conquistados desde sua estreia como diretor aos 26 anos de idade. Se você é um apaixonado por cinema ou busca indicações de obras incríveis para assistir, confira nossa seleção de 5 filmes marcantes e uma surpresa sobre sua próxima produção. Não perca:

Os Bons Companheiros

Os Bons Companheiros

O filme “Os Bons Companheiros” (1990) é uma das muitas obras de Scorsese que abordam o mundo do crime, em especial a máfia, nas décadas de 1960 a 1980, em Nova York. O filme conta a história de Henry Hill (Ray Liotta), que se envolve com a máfia no Brooklyn nos anos 60. A direção de Martin Scorsese retrata o lado sombrio e cruel da máfia, mostrando ao espectador a realidade crua do crime organizado junto com o protagonista, que cada vez mais teme por sua vida e a de sua esposa. O elenco conta com grandes nomes do cinema, como Robert De Niro e Joe Pesci. O filme foi indicado a 6 Oscars, conquistando um prêmio na categoria de Melhor Ator Coadjuvante para Joe Pesci.

Cabo do Medo

Cabo do Medo

Cabo do Medo, de 1991, é um remake do filme de 1962 de mesmo nome, baseado no livro “The Executioner”, escrito por John D. MacDonald, em 1957. O filme é uma mistura de suspense psicológico e perseguição. A história narra a vida de Sam Bowden (Nick Nolte) e sua família; Sam é um advogado na Carolina do Norte, e um de seus clientes, Max Candy Robert De Niro), é acusado e preso por 14 anos pelo crime de estupro de uma garota de 16 anos; o que acontece é que Sam propositalmente enterrou provas que poderiam absolver Max, por ficar muito horrizado com o crime.

14 anos depois, Max é solto da prisão e decide perseguir e se vingar de seu ex-advogado por jogá-lo na cadeia. Max, que antes era analfabeto, aprende a ler e estuda Direito na prisão, e descobre toda a trama de Sam. O filme se desenrola com a perseguição de Max à família de Sam, aparecendo cada vez mais próximo, assassinando conhecidos, deixando notas, até culminar na perseguição através do rio chamado Cabo do Medo, no embate final entre os dois. O filme foi um grande sucesso de bilheteria na época e rendeu 2 indicações ao Oscar e 2 ao Globo de Ouro.

Taxi Driver

Taxi Driver

Taxi Driver” (1976) é um dos filmes mais famosos de Martin Scorsese e muitas vezes referenciado em outras produções. O filme conta a história de Travis Bickle (Robert De Niro), um jovem frustrado e paranoico de 26 anos que sofre de insônia. Por conta de sua condição, ele se oferece a uma companhia de táxis para trabalhar de madrugada, vagando sem rumo pelas ruas de New York; o filme mostra um retrato de como era a vida em Manhattan durante o início da década de 1970, através dos olhos perturbados de Travis. Durante suas viagens, ele encontra Iris (Jodie Foster), uma prostituta de 12 anos que estava fugindo de seu cafetão, Sport (Harvey Keitel). Logo, Travis se torna obcecado pela garota e tenta, a todo custo, livrá-la desse mundo e fazer com que ela volte para a casa dos pais.

Travis, em seu tempo livre, começa um intenso regime de exercícios, compra armas ilegalmente, modifica algumas com mecanismos para ficarem escondidas em seu casaco e faz longas discussões contra seu reflexo no espelho, rendendo a famosa frase “você está falando comigo?”, enquanto olha fixamente para o reflexo.

O filme foi indicado a 4 Oscars, além de 2 Globos de Ouro e levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O Irlandês

O Irlandês

O filme de 2019 “O Irlandês” retoma a paixão de Scorsese pelos filmes de máfia, mas dessa vez com um toque diferente; o filme foi produzido para ser lançado através da Netflix. A história segue os passos do envolvimento do líder sindicalista americano Jimmy Hoffa (Al Pacino) com a máfia, o desenrolar de sua prisão e depois de seu desaparecimento. O filme é visto a partir do ponto de vista de Frank “O Irlandês”  Sheeran (Robert De Niro), após seu retorno da Segunda Guerra Mundial aos EUA e sua participação com a máfia e com o sindicato de Jimmy Hoffa. O filme, de mais de 3 horas, foi indicado a 10 Oscars e 4 Globos de Ouro.

O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street” (2013) é um filme biográfico que retrata a vida de Jordan Belfort, um corretor de valores que se envolve em fraudes financeiras e excessos no mundo das finanças de Wall Street nos anos 90. O filme é conhecido por sua abordagem controversa e ousada do mundo das altas finanças, com uma narrativa rápida e repleta de cenas impactantes. A atuação de Leonardo DiCaprio, que interpreta Belfort, é aclamada pela crítica e o filme recebeu 5 indicações ao Oscar.

A Surpresa: “Killers of the Flower Moon”

Killers of the Flower Moon

A surpresa fica por conta do próximo projeto de Martin Scorsese, intitulado “Killers of the Flower Moon”. Prepare-se para pegar o primeiro voo para Cannes em 2024 para assistir à estreia do longa! O filme é baseado em um livro de não-ficção de David Grann e é estrelado por Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. A trama é ambientada na década de 1920, e aborda os assassinatos em série de membros da tribo indígena Osage em Oklahoma, que ocorreram após a descoberta de petróleo em suas terras. Com um enredo envolvente e um elenco de peso, “Killers of the Flower Moon” é uma das produções mais aguardadas de Scorsese.

Deixe seu comentário