Como assistir à saga Indiana Jones na ordem cronológica?
Cinema Mundial

Como assistir à saga Indiana Jones na ordem cronológica?

Prepare-se para o próximo filme da franquia seguindo a linha temporal dos quatro longas anteriores

Criado por George Lucas (a mente por trás de Star Wars) e dirigido pelo grande Steven Spielberg, a saga Indiana Jones já conquistou seu espaço como uma das franquias mais icônicas do cinema. Ao longo de quatro filmes, Harrison Ford brilhou na pele do arqueólogo e aventureiro mais casca grossa de Hollywood – e vem mais por aí! O quinto filme já foi anunciado e se chamará Indiana Jones e o Chamado do Destino, com estreia prevista para 2023.

Para quem está planejando refrescar a memória e se preparar para a próxima entrada da franquia, pode ser interessante revisitar os filmes antigos em sua ordem cronológica, ou seja, seguindo a linha temporal cinematográfica, e não a sequência dos lançamentos. A seguir, explicamos melhor qual seria a “ordem correta” de assistir, de acordo com a cronologia.

Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Muitos podem não saber, mas, cronologicamente falando, o segundo filme da trilogia clássica seria o primeiro da lista, pois se passa um ano antes dos eventos vistos em Os Caçadores da Arca Perdida. Isso aconteceu porque George Lucas (corroteirista da produção) não queria que os nazistas fossem os vilões novamente, assim como no primeiro longa.

Nessa aventura, Indiana Jones está na Índia e parte em busca de uma pedra mística, após sua ajuda ser solicitada por uma aldeia local. O problema é que ele precisará enfrentar um culto maligno que também está atrás do mesmo artefato. Até hoje, ainda é considerado o filme mais sombrio da franquia.

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

O primeiro filme da saga dá continuidade à ordem cronológica, onde, após os eventos de O Templo da Perdição, Jones é procurado pela inteligência norte-americana para realizar uma missão ainda mais suicida: encontrar a Arca da Aliança antes dos nazistas e impedir que eles se tornem um exército de forças sobrenaturais.

É neste filme que temos a icônica cena de Indy atirando em um espadachim muito exibido (onde foi utilizada uma arma de pressão nas gravações).

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

O filme que conclui a trilogia clássica também nos apresenta ao pai de Indy, Dr. Henry Jones (Sean Connery). Curiosamente, apesar de ser o terceiro longa da cronologia, ele é o único que traz algumas cenas de flashback, onde podemos acompanhar o jovem Indiana na sua adolescência. Sendo assim, certos trechos de A Última Cruzada antecedem o primeiro filme da cronologia.

A história gira em torno de Indy e seu pai, em busca do lendário Santo Graal, o cálice sagrado usado por Jesus Cristo na Última Ceia.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Lançado quase 20 anos depois de A Última Cruzada, o quarto filme traz um Indiana Jones mais velho e seu filho, Mutt Williams (Shia LaBeouf), que juntos partirão em uma aventura semelhante à vista em Os Caçadores da Arca Perdida.

Aqui, a dupla está em busca de um artefato místico chamado Caveira de Cristal, que supostamente garante poderes sobrenaturais ao portador. O problema é que os soviéticos também querem a mesma coisa para fins de dominação global, então eles devem recuperá-lo antes que caia em mãos erradas.

Deixe seu comentário