Blog da Betway mostra diferenças no sono REM com filmes de terror e de comédia
Cinema Mundial

Blog da Betway mostra diferenças no sono REM com filmes de terror e de comédia

O nosso corpo passa por três ciclos diferentes durante o sono, e um equilíbrio entre eles é essencial para garantir um descanso de qualidade. No entanto, atividades antes de dormir podem afetar nestes ciclos, algumas de maneira positiva e outras nem tanto. É isso que aponta o estudo feito pela Betway, que mostrou como o REM é afetado durante 14 atividades diferentes. Assistir a filmes de terror e de comédia foram duas ações analisadas, e os resultados não surpreenderam. Afinal, existe um motivo para tanto pesadelo quando assistimos a filmes como “O Exorcista”.

Apenas esses dois gêneros foram avaliados, pois o estudo não tinha foco apenas em atividades de entretenimento. Porém, eles foram escolhidos pelos sentimentos antagônicos que representam. Enquanto um bom filme de comédia nos relaxa, sobretudo com as risadas, a produção de terror nos causa apreensão e tensão. Ou seja, foi a escolha perfeita para ver o impacto de sentimentos tão diferentes no nosso descanso noturno. Além disso, essas categorias costumam ser as mais populares.

Segundo a tabela feita pela equipe da Betway, site de jogos de cassino online, os filmes de comédia causam impactos positivos no nosso sono. Quem assistiu produções como “A Ressaca” e “As Bem Armadas” antes de dormir, terá um equilíbrio maior nos três ciclos. A pesquisa mostra que as pessoas testadas nesta categoria tiveram 30,85% de sono leve, 31,88% de sono profundo e 37,27% de REM. Esse último ciclo é um dos mais importantes, pois é quando a mente trabalha mais e nós costumamos sonhar. Por isso, o equilíbrio com as outras duas garante um descanso de maior qualidade.

Enquanto isso, para quem assistiu aos filmes de terror, a notícia não foi boa. Um desequilíbrio completo nos ciclos, com o REM tendo 45,58% do tempo do sono. A causa é simples, com a mente trabalhando mais pela ansiedade e tensão criada com a produção. Os sustos e o suspense fazem com que os sonhos, inclusive pesadelos, sejam mais comuns. Por isso, o sono leve e o profundo ficaram distantes do terceiro ciclo. Isso explica porque é tão difícil assistir filmes de terror na madrugada.

Ranking de atividades

Além dessa avaliação dos ciclos, a pesquisa também fez um ranking com as melhores atividades. O blog Betway Insider explica que ele foi construído com auxílio do Pillow, um aplicativo de rastreamento do sono. A avaliação teve uma pontuação de 0 a 10, tendo como critérios a duração do sono, a qualidade do sono e também o descanso. Novamente, houve uma grande diferença entre os dois gêneros avaliados.

Por exemplo, quem foi avaliado logo após o filme de comédia, teve uma qualidade de sono na casa dos  87% e quase não acordou durante a noite. O tempo médio gasto acordado durante a noite foi de apenas 14 minutos. No final da história, a nota para essa atividade foi de 8,7. Ela ficou atrás apenas da meditação e do uso de máscara facial, sendo as únicas que conseguiram notas acima de 9.

O filme de terror, em compensação, foi o último colocado, com uma nota final de 1,3. Um dos motivos foi a qualidade do sono, a pior entre todas as atividades, de apenas 65%. O tempo gasto acordado também foi alto, cerca de 26 minutos, e isso foi essencial para mostrar que a atividade é complicada para dormir. Essa avaliação ruim não significa que seja proibido ver filmes de terror, mas apenas comprova um efeito negativo no sono. Uma dica é escolher melhor o momento de assistir, ou não ver com tanta frequência.

Programas de TV de crimes reais

Caso não goste de filmes, e preferia assistir programas na TV que abordam crimes da realidade, a notícia não é das melhores. Essa atividade ficou na penúltima posição, com notas tão ruins quanto aos filmes de terror. Na qualidade de sono, por exemplo, a avaliação foi de 68%, mas o pior foi no tempo acordado, 27 minutos, o pior resultado de toda a pesquisa. Um problema para quem já sofre com sono de qualidade ruim.

Uma boa opção é trocar isso por um livro, que costuma causar efeitos positivos, inclusive nos ciclos. Apesar de ter um REM maior, é uma das atividades de melhor equilíbrio entre os três sonos que abordamos. Por isso, é bom ficar atento nas atividades que escolhe antes de dormir, como mostra a Betway na pesquisa.

Deixe seu comentário