5 documentários que jogam luz sobre as tecnologias do futuro
Dica de Filme

Conheça 5 documentários que jogam luz sobre as tecnologias do futuro

Obras abordam perigos e vantagens das principais tecnologias, tais como criptomoedas e Inteligência Artificial, e debatem sua influência sobre o futuro das pessoas

O avanço tecnológico tem impressionado cada vez mais. Sua velocidade galopante tem suscitado debates acalorados a respeito das últimas novidades, como as que dizem respeito à inteligência artificial, as que tocam em pontos como o futuro das finanças, da ética no mundo virtual, isto é, dos limites do que é ou não lícito, entre outras discussões. Para melhor ilustrar esses assuntos, documentários sobre tecnologia têm inundado os serviços de streaming.

Com o advento do ChatGPT, a inteligência artificial capaz de responder às mais diversas perguntas como se fosse um ser humano do outro lado da tela, mais se tem falado sobre o potencial dos algoritmos. O tema não é novidade, pelo menos para as artes. Muito se explorou a possibilidade de uma dominação das máquinas ou mesmo do aparecimento de androides de aspecto e inteligência iguais à humana, como em Matrix ou Blade Runner, sempre em ambientes futuristas distópicos. Porém esse futuro parece se aproximar.

No serviço Star+, o documentário “Precisamos falar sobre a A.I.”, de 2020, traz à tona esse debate. Nele, os maiores especialistas da área discorrem sobre os benefícios e malefícios dessa ascensão das IAs sobre a vida cotidiana das pessoas. Outro documentário, desta vez na Netflix, chamado “O Futuro”, analisa as tendências revolucionárias de intervenção da tecnologia nas relações humanas, no amor, na interação com os pets, na alimentação e até na possibilidade de viagens espaciais.

Em meio a tantas inovações, surgem as brechas para a ação de pessoas mal-intencionadas. Afinal, os crimes na internet já não são novidade para ninguém, vide as fake news, por exemplo. Esse tema é levantado no já aclamado documentário “O Dilema das Redes”, da Netflix. Nele, diversos especialistas abordam o papel das redes sociais na disseminação de teorias conspiratórias, discursos de ódio, influências políticas enviesadas e uso indevido de dados de seus usuários.

O Dilema das Redes - documentário

Outros documentários, mais notadamente “Shiny_Flakes: Drogas Online”, trazem à superfície a parte mais assombrosa das redes. Nele, é revelada a facilidade de um jovem alemão em construir um verdadeiro império das drogas de dentro do seu quarto.  A história real aqui retratada traz à tona o perigo da falta de supervisão que a suposta liberdade da internet oferece. Em suma, mostra como a internet é uma vasto espaço repleto de práticas criminosas, até mais perigosas e prejudiciais para a sociedade do que a do tráfico de drogas.

Entre eles, encontra-se o crime relacionado diretamente ao uso de uma das mais explosivas invenções: a criptomoeda. No documentário “Não Confie em Ninguém: a Caçada ao Rei Cripto”, da Netflix, é contada a história do jovem prodígio Gerald Cotten, criador da plataforma QuadrigaCX, de negociação de criptoativos. Sua morte misteriosa envolve o sumiço de cerca de US$ 250 milhões dos investidores da empresa, além do congelamento de suas contas, uma vez que somente o jovem possuía as senhas de acesso.

Eis um assunto que levanta muitas polêmicas: as moedas virtuais. Várias obras abordam o tema, mas, entre elas, “Cryptopia: bitcoin, blockchains e o futuro da internet” é um grande marco. O documentário de sucesso foi capaz de esgotar todas as sessões de pré-estreia por onde foi exibido. Nele, o cineasta Torsten Hoffmann, que já havia produzido outra obra de sucesso de mesmo cunho, viaja pelo mundo entrevistando as maiores mentes por trás das moedas virtuais.

A partir de um financiamento coletivo, foi capaz de fazer um documentário que explica o poder disruptivo da moeda, bem como o funcionamento do blockchain de maneira didática. A ideia é explicar o que é a criptomoeda e levar essa inovação para cada vez mais pessoas.

Deixe seu comentário