Esquecidos no churrasco: conheça os filmes esnobados do Oscar 2023
Academia deixa de fora longas favoritos pelo público e curta-metragem brasileiro
A lista oficial de indicados ao Oscar 2023 foi divulgada, e muitos filmes considerados favoritos ficaram de fora da premiação este ano. Não é nenhuma novidade que a lista causaria polêmica, como em quase todo ano, e Hollywood é protagonista de críticas e descontentamento de boa parte de público e crítica. Com selecionados de peso, a academia deixou de fora longas e curtas-metragens considerados favoritos pela audiência.
Para os longas-metragens, o filme A Baleia, dirigido pelo aclamado Darren Aronofsky, responsável pelos sucessos Cisne Negro (2010), Jackie (2016), Mãe! (2017), entre outros, foi um dos mais cotados para concorrer a estatueta este ano. Estrelado por Brendan Fraser, o filme é um drama psicológico que conta a história de Charlie, um homem gay de meia-idade e obeso. O enredo narra a história da tentativa de reconexão com sua filha de 17 anos, Ellie (Sadie Sink). Após sua estreia em festivais e cinemas, o filme recebeu ótimas críticas principalmente pela atuação de Brendan, que também não foi indicado ao prêmio.
Outro grande injustiçado foi o longa Ela Disse (Maria Schrader), filme inspirado nos casos reais de abuso do famoso produtor Harvey Weinstein. A história é contada através dos relatos das duas jornalistas responsáveis pelas denúncias: Megan Twohey e Jodi Kantor. Ambas foram motivadoras pela quebra do silêncio referente aos casos de assédio dentro de Hollywood, lançando o movimento #MeToo. Muito se especula do real motivo para o filme ter ficado de fora da premiação, e críticos e analistas de fora da academia cogitam a hipótese de o Oscar não querer relembrar seu vínculo com Harvey, o qual tinha grande influência e premiações dentro da instituição.
O aclamado diretor de Oldboy (2003), Park Chan-wook, também não foi contemplado pela premiação. Seu mais recente longa, Decisão de Partir, não foi indicado à categoria de Melhor Filme Internacional, como críticos previam. Vencedor pelo Palma de Ouro como Melhor Diretor em 2022, o thriller policial conta a história de uma investigação de assassinato em um remoto vilarejo na cidade de Busan, na Coreia do Sul. Quando o detetive Jang Hae-Joon (Park Hae-il), responsável pelo caso, chega ao local, ele se depara com a viúva da vítima, Song Seo-Rae (Tang Wei), uma mulher bastante misteriosa que gera suspeitas e interesse do investigador.
O Brasil também estava na lista entre os mais cotados, e o curta-metragem Sideral, dirigido por Carlos Segundo, ficou na lista dos pré-selecionados até o último momento, trazendo muita esperança e orgulho para o cinema nacional. O curta de 15 minutos narra a história de uma família impactada pelo lançamento de um foguete tripulado na base aérea de Natal. Exibido no Festival de Cannes, o curta também foi um concorrente de peso do Palma de Ouro em 2021.
A lista de injustiçados que ficaram fora da premiação de 2023 é longa e vai além dos filmes. Nomes como Tom Cruise e Daniel Kaluuya não concorrem na categoria de melhor ator. A queridinha Mia Goth, a consagrada Viola Davis e Danielle Deadwyler também não concorrem à estatueta este ano. Na categoria Trilha Sonora, o filme Pinóquio, de Guillermo Del Toro, também não foi contemplado, entre outros nomes aclamados.
A 95ª cerimônia do Oscar acontecerá no dia 12 de março. Alguns dos filmes citados e também dos indicados já podem ser vistos no Brasil. Plataformas como Prime Video, Google Play, Apple TV e YouTube Filmes disponibilizaram cerca de 11 indicações. Se esses filmes ficaram de fora, você pode aproveitar e relembrá-los com uma deliciosa pipoca e harmozinar com um suntuoso chardonnay, assistindo aos injustiçados do Oscar em casa. Para isso é só entrar no catálogo dos serviços acima e aproveitar os filmes.