Ainda mais relevante: conheça o documentário "Eu Nativo"
Cinema Nacional

Ainda mais relevante: conheça o documentário “Eu Nativo”

O filme Eu Nativo (Natives) é um documentário de longa-metragem, lançado em 2022, pela U R P Filmes, em festivais do Brasil e do exterior. A produção foi realizada em três Estados brasileiros: no Pará, com a etnia dos Kayapó, em Pernambuco, com os Fulni-ô e os Pankararu, na Paraíba, com os Potiguara e os Tabajara.

O documentário faz uma incursão nas aldeias indígenas, com o objetivo de mostrar como são os nativos, a partir de suas próprias narrativas, acerca das percepções pessoais e sentimentos sobre a condição em que vivem dentro de suas comunidades.

Os relatos abordam questões como o preconceito da sociedade em relação a eles, e como se sentem, diante da discriminação que vem desde a idade escolar. Eles também questionam a presença de religiosos, cientistas e pesquisadores, que tentam modificar os costumes trazidos de seus antepassados.

O filme é uma reflexão sensível sobre os indígenas, que são retratados a partir de sua real condição de cidadãos brasileiros.

A equipe de filmagem passou um mês rodando os três Estados, percorrendo cerca de 4 mil km de estradas, além das viagens aéreas. O filme foi captado e finalizado em 4K e contou com o apoio da Maracanã Media (Londres), na co-produção, e da Yellow Bunker (RJ), na colorização.

“O resultado nos festivais foi surpreendente”, diz o diretor Ulisses Rocha. O filme foi um dos 5 finalistas no 50º Festival de Gramado, que pela primeira vez exibiu filmes documentários na mostra, pelo Canal Brasil e pelo Globoplay. Além disso, recebeu dois prêmios: melhor documentário, no Festival Hobnobben, em Indiana, nos EUA, e no Festival Andromeda, na Turquia. Foi finalista Finalista no Love & Hope Film Festival, Barcelona, Espanha; Angeles DOC, Los Angeles, USA e Montreal Independent Film Festival, Toronto, Canada. Foiseleção oficial no XicanIndie Film Fest em Denver, USA; Iconic Images Film Festival na Lituânia; Anatolia Film Festival em Istanbul, Turquia.

SINOPSE
O documentário Eu Nativo mostra aspectos da vida indígena das tribos Kayapó, Potiguara, Tabajara, Fulni-ô e Pankararu, localizadas no norte e nordeste do Brasil. O filme, lançado em janeiro de 2022, traz imagens deslumbrantes das belezas naturais que cercam as aldeias onde vivem as etnias e depoimentos surpreendentes sobre como os indígenas sofrem com o preconceito racial e a discriminação por parte da sociedade não indígena. O filme apresenta uma reflexão sensível sobre indivíduos nativos, que raramente têm a oportunidade de falar sobre suas emoções e tristezas.

Deixe seu comentário