Como se preparar para assistir a Bardo, o longa cheio de surrealismo de Alejandro Iñárritu
Com uma cinematografia voltada para a exploração de questões intimistas, o longa é melhor aproveitado após uma boa viagem pelas obras do autor
Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, de Alejandro Iñárritu, entrou para o catálogo da Netflix em dezembro de 2022. O filme concorreu à Palma de Ouro no festival de Veneza do mesmo ano; é um longa aplaudido pela crítica e apresenta uma história intimista, contada por meio do surrealismo.
Na trama, Silveiro, interpretado por Daniel Giménez (Quem Matou Sara?), é um jornalista conceituado que é indicado a um grande prêmio e, como resposta, volta para a sua terra natal, no México. Sua viagem é uma tentativa de se reconectar com suas raízes e reconciliar passado e futuro.
Alejandro Iñárritu se utiliza de uma narrativa que mais se importa com a percepção do personagem principal do que com os detalhes dos acontecimentos ao seu redor. Os elementos surrealistas se tornam uma ferramenta com a qual o diretor pode explorar os sentimentos, reações e percepções do jornalista em sua crise existencial.
A trama é metalinguística, explorando, se observada de maneira mais aprofundada, a relação do próprio diretor com a sua carreira e fama em Hollywood. O mexicano é considerado um dos queridinhos da indústria, ao lado de nomes como Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro.
Iñárritu é ganhador de mais de três estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção. A esta altura de sua carreira, o diretor já passou por diversos questionamentos, estimulados pela reação do público e seus conterrâneos. Bardo é uma viagem que passa pelas questões de identidade do autor.
Para aproveitar ao máximo a experiência e conhecer melhor o trabalho de Iñárritu, os amantes do cinema podem se preparar para o filme assistindo às obras anteriores do diretor.
Birdman (2014)
Estrelado por Michael Keaton, Birdman acompanha o ator Riggan Thomson em seu declínio profissional. Famoso por interpretar o super-herói Birdman, Thomson recusa-se a continuar a saga do personagem e tem de enfrentar as consequências diretas em sua vida profissional e pessoal. O filme tornou Iñárritu o primeiro cineasta mexicano a receber o Oscar de Melhor Filme.
O longa é recheado de conflitos existenciais e filmado com uma linguagem que simula a vida real, por meio de técnicas como o plano-sequência. Quintessencial, o filme introduz o espectador à obra de Iñárritu com grande possibilidade de catarse e empolgação.
O Regresso (2015)
Filme que concedeu, finalmente, o Oscar de Melhor Ator a Leonardo DiCaprio, O Regresso é baseado no romance de Michael Punke, e a trama acompanha a história real do caçador Hugh Glass. Nos anos 1800, trabalhando para uma companhia de peles, o caçador é atacado por um urso pardo, abandonado e obrigado a lutar pela sua sobrevivência e contra sentimentos de justiça e vingança.
O longa também é marcado pelo uso do plano-sequência na direção de Iñárritu, possui uma fotografia única e atuação primorosa de DiCaprio. Todos esses três aspectos renderam premiações no Oscar, sendo elas Melhor Fotografia, Melhor Atuação e Melhor Direção.
Trilogia da Morte
A chamada Trilogia da Morte de Iñárritu é composta por três filmes, Amores Brutos, 21 Gramas e Babel, nos quais o diretor explora anseios profundos, naturais à condição humana. Produzidos no final dos anos 90 e início dos anos 00’, os filmes foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento da carreira do diretor. Todos acompanham diferentes histórias, que se encontram em determinados pontos.
Amores Brutos (2000)
Também acompanhando três núcleos diferentes, Amores Brutos possui uma trama um pouco mais complicada, mas explora os mesmos temas, acompanhando três histórias que se entrelaçam, a partir de um acidente de carro. Elas são: um participante de rinhas de cães que deseja fugir com a cunhada; um editor famoso que deseja deixar a família para viver com uma modelo; e um morador de rua que pretende voltar para sua família.
21 Gramas (2003)
21 Gramas apresenta as seguintes histórias: um ex-prisioneiro que se recupera do vício em drogas, por meio da sua fé recém-descoberta; uma também viciada que tenta se recuperar enquanto lida com sua família no subúrbio; e um professor que precisa de transplante de coração.
Babel (2006)
O filme acompanha três núcleos diferentes: um casal de turistas no Marrocos que é surpreendido por um disparo contra seu ônibus; os filhos do casal, que atravessam a fronteira sem seu conhecimento; e uma garota surda, japonesa, que tenta lidar com uma investigação relacionada ao seu pai, um suposto terrorista.
Os três filmes utilizam um formato de contação de histórias que pode ser observado, em partes, em Bardo; pode ser estimulante aos fãs de longas como Pulp Fiction e funciona como uma excelente ferramenta para as narrativas tão intimamente ligadas à experiência humana.
Todas as obras de Alejandro Iñárritu podem ser encontradas na internet, em serviços de streaming ou para aluguel, e todas podem ser apreciadas na tela do computador, em uma televisão 55 polegadas ou mesmo na tela do celular. O importante, na hora de ver os filmes, é a conexão com a obra do diretor, que é importante para aproveitar ao máximo a narrativa de Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, de Alejandro.