Abbott Elementary: série cômica sobre o sistema de educação
Cinema Mundial

Abbott Elementary: série cômica sobre o sistema de educação

Quer rir e refletir sobre questões que envolvem o ensino e a educação básica? Confira Abbott Elementary

Quem ama sitcoms estadunidenses não pode deixar de assistir a Abbott Elementary. A série de televisão americana, criada por Quinta Brunson e produzida por Werner Walian, um dos produtores da famosa Um Maluco no Pedaço, é imperdível e foi bem aclamada pela crítica.

A série, lançada em dezembro de 2021, gira em torno, sobretudo, do tema da educação e do cotidiano de professores e seu trabalho em escolas públicas. 

A estrela da série é Janine Teagues, Quinta Brunson, a mais nova professora da escola Abbott Elementary. Apesar de seu espírito otimista, as dificuldades financeiras, os problemas de relacionamento com outros colegas de trabalho e a má administração do colégio tornam sua vida e seu trabalho difíceis. Em seu novo emprego, há professores mais antigos que acabam impactados com a atualização de métodos de ensino – claro que tudo é tratado a partir da ótica cômica, como é característico de uma boa sitcom.

O sistema de ensino como protagonista

Mostrando o dia a dia da idealista Janine Teagues, a série demonstra como é emblemático o sistema educacional de escolas estadunidenses subfinanciadas. Apesar do humor presente em toda a história, ela nos apresenta que a educação tem sido atualmente uma área esquecida tanto por autoridades e governos quanto pelos próprios profissionais atuantes. 

A professora Janine busca transformar o mundo através da educação; é uma profissional exemplar que de vez em quando cai em alguma enrascada. Apesar de trazer muitas críticas ao estado das escolas públicas no país, a série mostra como é possível inovar no setor educacional, em meio a situações pouco favoráveis. Além desse espírito empreendedor, a produção traz o processo de se descobrir professor, de como se conectar com os alunos, ouvir suas necessidades e impor respeito.

Pensando nas temáticas que são trabalhadas na série, essa é uma boa opção de sitcom para quem trabalha ou, simplesmente, está na área da educação, como professores, alunos e outros profissionais de redes de ensino. Isso porque a série traz bons insights para pensarmos sobre o setor e as carreiras dos profissionais da área, seja nos Estados Unidos ou mesmo aqui, em uma escola em São Paulo, por exemplo, que também possuem esse intuito de inovar e agregar mais valor à vida dos alunos por meio do ensino, como a professora da série.

Produção

Principais personagens e elenco

  • Quinta Brunson, como Janine Teagues
  • Tyler James Williams, como Gregory Eddie
  • Janelle James, como Ava Coleman
  • Lisa Ann Walter, como Melissa Schemmenti

Onde assistir

  • Streaming Star+
  • Streaming Disney+
  • Emissora original ABC

Temporadas e episódios

  • 1ª temporada – 13 episódios, 22 min. – Lançada em 7 de dezembro de 2021
  • 2ª temporada – 22 episódios, 22 min. – Lançada em 21 de setembro de 2022

Deixe seu comentário