Os 5 melhores shows sobre crimes virtuais
O mundo dos hackers é fascinante. Sempre que ouvimos notícias sobre crimes virtuais nos perguntamos como eles fazem essas coisas. Bom, a menos que você seja um profissional da área de tecnologia da informação, as chances são de que você nunca vai entender ao certo como isso funciona.
A boa notícia é que os filmes e shows podem nos ajudar a ter uma ideia de como é a vida de um hacker. Pensando nisso, separamos algumas produções que mostram os hackers de diversas formas.
Agora, um aviso importante. Nós definitivamente recomendamos que você assista essas produções através das fontes oficiais, mas não estamos aqui para julgar. Se você vai procurar algum desses títulos na internet, pelo menos use um bom app antivírus gratuito para Windows antes disso. Esse software vai deixar sua navegação mais segura. Mas lembre-se, assistir filmes e séries é sempre melhor através dos meios oficiais.
1 – Mr. Robot
Esta série provavelmente é a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas quando o assunto é séries sobre hackers. Não é para menos, Mr. Robot chegou a ganhar o Globo de Ouro de melhor série dramática de TV.
A história é sobre um engenheiro de segurança virtual que trabalha em um emprego comum durante o dia, mas age como vigilante durante a noite. O diferencial aqui é o drama da vida desse rapaz, chamado Elliot.
2 – Hackers Piratas de Computador
É um filme de 1995 e também um verdadeiro marco nas produções sobre crimes virtuais. O interessante sobre esta obra é que ela mostra que os hackers não são necessariamente criminosos e as pessoas por trás de grandes corporações podem ser a verdadeira ameaça para a sociedade.
Angelina Jolie está no elenco junto com dezenas de outros nomes bem conhecidos. Outra coisa legal sobre este filme é que apesar de ser um filme antigo, ele não chega a ser ultrapassado. É uma ótima opção para entender mais sobre a cultura dos hackers.
3 – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Esta produção de 2011 conta com Daniel Craig (007) e Rooney Mara nos papéis principais. É a história de um jornalista que, com a ajuda de uma hacker, investiga o desaparecimento de uma garotinha.
É mais um filme de suspense do que sobre crimes cibernéticos, mas ainda assim é interessante ver como uma grande produção recente do cinema aborda os hackers na tela.
4 – The IT Crowd
Ok, esse pode até ser um pouco controverso. A verdade é que se trata de uma série de comédia sobre profissionais de tecnologia da informação de uma empresa. Não há muita coisa sobre crimes ou drama aqui.
Ainda assim, vale a pena assistir. A série aborda de forma cômica os estereótipos que muitas pessoas acreditam sobre as pessoas que trabalham com informática. Isso pode servir como um choque de realidade para muita gente.
A verdade é que não existe muito glamour no mundo dos hackers. As coisas podem ser entediantes, as pessoas ao redor não sabem exatamente o que um hacker faz e, no final das contas, quem entende de informática pode acabar sendo menosprezado pela sociedade de uma forma geral.
5 – Pessoa de Interesse
De volta ao mundo dos hackers e dos crimes cibernéticos, Pessoa de Interesse é exatamente sobre isso. A série conta a história de um hacker e um bilionário que unem forças para lutar contra o crime.
A série começou em 2011 e terminou em 2016. foram 5 temporadas e um pouco mais de 100 episódios. Na internet, mais de 80% dos telespectadores aprovaram a produção. Algumas pessoas vão mais longe e apontam Pessoa de Interesse como a melhor série policial que já existiu.
Qualquer pessoa que gosta de séries sobre investigação, crimes cibernéticos, drama policial e etc. provavelmente vai gostar desta série.
Considerações finais
Bom, essas foram as nossas dicas de filmes e séries sobre crimes cibernéticos e o mundo hacker no geral. Você pode encontrar as produções listadas aqui nos principais serviços de streamings disponíveis no Brasil.
Se por acaso, um desses títulos está disponível no seu streaming, mas não está disponível na sua região ou país, recomendamos que você use um VPN. Um VPN é um aplicativo que pode mudar a sua localização online.