Ficção x realidade: 5 séries e filmes para refletir sobre educação
Cinema Mundial

Ficção x realidade: 5 séries e filmes para refletir sobre educação

Existem diversos gêneros de filmes que lidam sobre diversos temas, entre eles a educação, que guarda valiosas lições para todos

A educação tem se tornado um tema cada vez mais comentado entre os diferentes níveis da sociedade. E essa é uma discussão que precisa ser feita, para que possamos estabelecer modos de ensinar as pessoas da melhor maneira possível.

Por conta disso, esse é um tema bastante recorrente em Hollywood, onde existem diversas obras que falam sobre a importância da relação entre os professores e alunos. Essas obras estão disponíveis em diversos serviços de streaming, e muitas já podem ser consideradas clássicos do cinema, ou até mesmo populares.

Esses filmes podem servir para aprofundar os estudos de alunos de faculdade de pedagogia, ou até mesmo para inspirá-los. Por conta disso, separamos aqui algumas obras ideais para se aprofundar nesse debate sobre educação, dentro e fora das classes.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Disponível no Star+

Conhece a frase “Carpe Diem”, que esteve muito presente nas redes sociais nos últimos anos? Pois bem, ao ver esse filme, você vai finalmente conhecer o verdadeiro significado por trás destas singelas palavras.

Um dos grandes clássicos do cinema, traz Robin Williams na pele de um professor que funda um clube de leitura dentro de um colégio interno, e começa a ensinar que a vida é muito mais do que somente uma carreira. Vale muito a pena assistir!

Anne with an “E” (2017)

Disponível na Netflix

A adaptação de uma série de livros de nome Anne Green Gables, escrita por L. M. Montgomery, conta a história de Anne, uma menina de 13 anos adotada e que possui uma classe social inferior aos colegas da escola.

Embora se passe no Canadá do final do século XIX, os conflitos presentes na série continuam sendo muito atuais, principalmente pela forma como a trama aborda o tema do bullying e seus impactos, não somente a protagonista, mas para todos à sua volta.

A Onda (2008)

A Onda - Artigo sobre o filme - cena do longa alemão

Quando o professor Rainer Wenger tem dificuldade para ensinar aos seus alunos sobre autocracia, ele decide conduzir um experimento onde simula uma ditadura, similar ao nazismo, onde ele é o líder e seus alunos são os seguidores. Obviamente que o experimento ganha proporções gigantescas, mostrando o poder do fanatismo no grupo.

Com um roteiro ágil e totalmente fora dos padrões de cinema norte-americanos, A Onda aborda conceitos de histórias, sociologia e filosofia, podendo ser facilmente usado para analisarmos questões de disseminação de ideias e discursos de ódio.

Merlí (2015-2018)

Disponível na Netflix

A série se passa dentro de uma escola e conta a história de Merli, um professor de filosofia e pai de um de seus alunos. Porém ele vê que ninguém dá muita importância para a matéria que ele leciona, e por isso, ele decide, através de métodos nada comuns, mostrar para todos, incluindo colegas de trabalho, o quão importante é a filosofia.

Cada episódio é baseado em algum pensador ou escola filosófica, como peripatéticos, Nietzsche, Schopenhauer, entre outros, e aborda questões bastante pertinentes nos dias atuais como política, educação, relacionamentos entre professores e alunos, e muitos outros temas.

Escritores da Liberdade (2007)

Disponível na Apple TV

O filme conta a história da professora Gruwell, que vai dar aula em uma escola de um bairro pobre, que está totalmente contaminada com discursos de ódio, tensão racial e nenhuma perspectiva de futuro. Com isso, ela começa a empregar novos métodos de ensino, para que os alunos retomem a confiança em si mesmos e aprendam no processo.

O filme possui momentos emocionantes, dignos de escorrer lágrimas. Além de mostrar que diferentes métodos de ensino, onde se mescla as matérias e a realidade dos alunos, ajudam a adquirir conhecimento nas salas de aula.

Deixe seu comentário